Abril na história do TRF4


2002
Desembargador do TRF integra missão que acompanhará eleições no Timor Leste
Desembargador do TRF integra missão que acompanhará eleições no Timor Leste

O desembargador federal Luiz Carlos de Castro Lugon, do TRF4, integrou, de 9 a 22 de abril, a Missão de Observação Eleitoral brasileira que acompanhou o desenvolvimento das eleições presidenciais de Timor Leste. O pleito histórico, que escolheu o primeiro presidente do país, ocorreu no dia 14 maio.

O magistrado foi indicado pelo ministro Nelson Jobim, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a compor da missão que reuniu observadores de vários países. O Brasil foi convidado a participar do processo eleitoral pelo Secretário-Geral das Nações Unidas e Administrador Transitório de Timor Leste, Sérgio Vieira de Mello.

A Comissão Eleitoral Independente fixou a realização da campanha presidencial até o dia 12 de maio. No dia 21 de abril foi divulgado o nome do presidente eleito. O Timor Leste localiza-se em uma ilha da Oceania, próximo à Austrália. Colonizado por Portugal, conseguiu sua independência em novembro de 1975. No mês seguinte, foi invadido pela Indonésia, ficando sob seu domínio até 30 de agosto de 1999, quando se iniciou o processo de independência supervisionado pelas Nações Unidas.