Abril na história do TRF4


2022
Presidente do TRF4 visita Sala de Representação da DF no Ed. Milton Luiz Pereira, em Curitiba
Presidente do TRF4 visita Sala de Representação da DF no Ed. Milton Luiz Pereira, em Curitiba

Como forma de marcar a abertura oficial da Sala de Representação da Direção do Foro na sede Centro de Curitiba, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, José Antonio Savaris, recebeu na tarde desta terça-feira (05) a visita do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, juntamente com o juiz federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Também visitou a sala o Juiz Federal Érico Santos, da 8ª Vara Federal de Curitiba.

Criada com a finalidade de aproximar ainda mais o público interno, a sala deve aprimorar a interação da Direção da SJPR com magistrados e servidores que trabalham na sede do centro. Ricardo Teixeira do Valle Pereira elogiou a iniciativa, ressaltando que se sentiu prestigiado ao comparecer no ato simbólico da abertura da Sala de Representação. "Essa iniciativa se presta a agregar ainda mais magistrados e servidores, tornando a Direção do Foro mais presente na Sede Bagé. Este espaço poderá ser usado também pelos juízes e juízas do prédio para reuniões ou ocasiões em que houver necessidade, assim como teremos a possibilidade dos desembargadores que visitam a SJPR contar com esse ponto de apoio para atendimento e desenvolver suas atividades".

O presidente do TRF4 disse que outra contribuição do gabinete está no resgate histórico realizado pela Direção do Foro da SJPR. "Além de propiciar um espaço de trabalho para encontros, fotos e documentos que remetem à Justiça Federal fazem parte da decoração, ilustrando os 55 anos da JF aqui no Paraná. Realmente só tenho que agradecer e parabenizar a todos que participaram do projeto por esta iniciativa".

Luiz Antonio Bonat, magistrado que atua a mais tempo na Seção Judiciária do Paraná também parabenizou a Direção do Foro pela iniciativa. "Esse momento representa a história da Justiça Federal. As fotos e cópias de documentos que ajudam a decorar o espaço, retratam momentos importantes da instituição, sem falar que o espaço ajuda a integrar ainda mais os colegas magistrados e servidores que trabalham aqui no Bagé, trazendo maior proximidade a todos. Realmente, um momento de grande significado".

José Antonio Savaris, que despachará no local às quartas-feiras, reforçou que o espaço foi pensado para que a Direção do Foro empreste à sua rotina cuidado ainda maior com os temas e a pauta relacionados aos magistrados e servidores que ali atuam no sistema dos juizados especiais federais, abrindo-se para encontros que nem sempre podem ser agendados. "Também os desembargadores que necessitam de espaço para desempenho de suas funções no centro poderão contar com o apoio do novo gabinete, assim como magistrados que do espaço necessitem para atividades específicas e reuniões de trabalho".

Atualmente, funcionam na Sede da Voluntários da Pátria (Edifício Milton Luiz Pereira) quatro (04) Varas Federais (8ª, 18ª, 21ª e 22ª ), quatro (4) Turmas Recursais e sua Secretaria Única (Seção de Apoio). Ali também ocorrem o atendimento dos juizados especiais federais à população carente, pela Seção de Apoio aos Juizados Especiais Federais (JEFs), as atividades da central de conciliação (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) e as perícias médicas coordenadas pela respectiva Seção.