TRF4 |

TRF4 apresenta Fórum de Conciliação Virtual a OAB/RS

11/12/2014 - 18h13
Atualizada em 11/12/2014 - 18h13
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na tarde desta quinta-feira (11/12), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) estiveram no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para conhecer o Fórum de Conciliação Virtual.

Para o desembargador federal João Batista Pinto Silveira, coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) do TRF4, o objetivo do encontro é aproximar o Fórum dos advogados. “Estamos muito entusiasmados com essa funcionalidade pois ela facilita o contato da parte com o ente público. A maior adesão à ferramenta dá mais condições de atender melhor o público”, explicou. 

O sistema foi apresentado pela juíza federal Ingrid Schroder Sliwka, coordenadora do Fórum, e pelo juiz federal auxiliar da presidência do TRF4 Eduardo Tonetto Picarelli, gestor do processo eletrônico (eproc). “A ferramenta é uma adição ao processo de conciliação, não busca substituir o presencial. Ela busca um empoderamento da parte, facilitando o acesso”, destacou Ingrid. A magistrada também lembrou que a seccional de Santa Catarina da OAB já aderiu ao Fórum, com bons resultados.

Representaram a OAB Ricardo Dornelles, presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restauráveis do órgão; Carlos Thomaz Albornoz, presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação; Miguel Antônio Silveira, vice-presidente da Comissão Especial do Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias; e Ana Paula Flores, da Casa de Mediação. 

Fórum de Conciliação Virtual
 
O Fórum de Conciliação Virtual, desenvolvido pelo TRF4 e pela JFRS, é a ferramenta para a realização dos mutirões de conciliação. O sistema busca a conciliação online, evitando a realização de audiências presenciais. A parte pode solicitar a conciliação e fazer a proposta de acordo virtualmente, sem a participação direta da Justiça durante as conversações, que só faz a homologação do acordo.


Representantes da OAB/RS estiveram no TRF4 para conhecer o Fórum de Conciliação Virtual