Desembargador Paulo Afonso Brum Vaz defende tese de doutorado

13/11/2015 - 18h13
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

O desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), obteve o título de doutor em Direito nesta sexta-feira (13/11). O magistrado defendeu, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sua tese “Juizado Especial Federal: Contributo para um modelo democrático de Justiça conciliativa”.

Brum Vaz, que obteve a nota máxima na defesa da tese, explicou que a ideia do trabalho foi discutir a possibilidade de se dar mais importância ao princípio da consensualidade.  “A pesquisa revelou que há um déficit de acordos que poderia ser otimizado. Teríamos resultados melhores se pudéssemos mudar a cultura de operadores do Direito, como magistrados, advogados e procuradores”, ressaltou. O desembargador, que preside a 5ª Turma do TRF4, também aborda no trabalho a experiência de sucesso da conciliação na Justiça Federal da 4ª Região, “uma das melhores do país”, mas ressaltou que sempre é possível avançar.

Participou da banca examinadora do trabalho o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que também é professor da Universidade de Brasília (UnB), além dos professores da Unisinos José Luiz Bolzan de Morais, Vicente de Paulo Barretto e Leonel Severo Rocha, orientador da tese de doutorado do magistrado, e o professor Francisco Carlos Duarte, da PUC/PR.

A tese de doutorado de Brum Vaz foi realizada dentro do projeto CNJ Acadêmico, que visa a promover a realização e a divulgação de pesquisas científicas em áreas de interesse prioritário para o Poder Judiciário.



Desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz defendeu tese sobre os Juizados Especiais Federais
Desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz defendeu tese sobre os Juizados Especiais Federais
Desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz defendeu tese sobre os Juizados Especiais FederaisDesembargador Paulo Afonso Brum Vaz preside a 5ª Turma do TRF4