TRF4 |

Via Legal: Decisões que envolvem meio ambiente são destaques da retrospectiva

17/01/2018 - 19h18
Atualizada em 17/01/2018 - 19h18
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Verão é sinônimo de praia, descanso e renovação das energias. Mas é preciso aliar bem-estar e conforto sem prejudicar a natureza. No Rio Grande do Sul, esse equilíbrio foi afetado depois que turistas passaram a estacionar os carros na beira da praia de Itapeva, no município de Torres. A situação foi denunciada pelo Ministério Público e uma decisão da Justiça Federal determinou a proibição do trânsito na faixa de areia e que a prefeitura adote outras medidas de controle de veículos no local. O repórter Marcelo Magalhães foi até a praia e mostra como está o lugar depois da sentença.

Criar pássaros silvestres sem a autorização de um órgão ambiental é crime. E mesmo que a criação seja amadora, sem a finalidade de venda, é preciso ter uma licença ambiental. Mas, em Minas Gerais, o processo para conseguir o documento foi tão lento que um desses criadores decidiu procurar os tribunais. Como ficou comprovado que o homem era criador amador, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que não havia motivos para não dar a autorização e determinou o cadastramento dele.

Viajar o mundo em busca de filhotes raros de pássaros, desafiando as leis de diversos países. Essa tem sido a rotina de um irlandês, que acabou condenado pela Justiça Federal no Brasil. Na reportagem de Letícia Lagoa, você vai ver como ele foi preso em flagrante no aeroporto de São Paulo com 4 ovos de falcão Peregrino, espécie ameaçada de extinção. A boa notícia é que um dos filhotinhos sobreviveu e já foi solto na natureza.

Esta edição do Via Legal mostra, também, o desfecho de uma denúncia que estampou o noticiário do País: o uso de tecidos infectados por confecções do Nordeste. Lençóis contaminados usados em hospitais dos Estados Unidos foram comprados por uma empresa no Brasil, que fabricava bolsos de calças jeans. Na reportagem de Alessandro Vieira você vai ver como o crime foi descoberto e a condenação dos envolvidos.

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.