TRF4 |

TRF4 coordena implantação nacional do sistema de recursos humanos SERH

22/02/2018 - 00h00
Atualizada em 22/02/2018 - 00h00
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recebeu, nesta semana (20 e 21/2), a visita de representantes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A comitiva veio dar continuidade ao processo de implantação do SERH, sistema de recursos humanos desenvolvido pelo TRF4 e que foi escolhido como nacional para o Judiciário Federal. 

A implantação será feita em partes: o sistema será dividido, migrando gradualmente os dados do sistema antigo para o SERH e integrado aos poucos na rotina do tribunal. A previsão é de que os novos usuários já poderão ter acesso às primeiras funções do sistema em junho deste ano.

Os representantes do TRF2 foram recebidos pela diretora-geral do tribunal, Magda Lucia Scheunemann Cidade, pela Coordenadora nacional do SERH, Patrícia Valentina Santanna Garcia, e pelo Gestor do sistema, Christian Simões Dias.

Vera Lúcia de Castro Nunes, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do TRF2, afirma que o SERH “vai ajudar na integração, pois hoje em dia temos sistemas muito separados, além de mexer com o nosso processo de trabalho, automatizando coisas que, atualmente, são feitas manualmente”.

Segundo Patrícia Valentina, o uso do SERH integrará as atividades de RH e é mais um passo para a modernização administrativa da Justiça Federal.

Exemplo em gestão

O SERH é um sistema de gestão de pessoas desenvolvido no TRF4 e ativo no tribunal desde 2015. Ele é responsável pelo controle e gerenciamento de diversas demandas dos magistrados, servidores e estagiários. É por lá que os usuários administram suas férias, afastamentos, benefícios, movimentações de lotação, folha de pagamento, consignações, entre outras demandas. O sistema contribui para a celeridade do tribunal, trabalhando com agilidade e autonomia para diminuir a burocracia interna.

O SERH faz parte de um projeto de implantação nacional coordenado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). No segundo semestre de 2017, o Comitê Gestor da Estratégia da Justiça Federal (Cogest) escolheu o SERH como o sistema de recursos humanos a ser utilizado por toda a Justiça Federal. A coordenação do projeto fica a cargo do criador do sistema, o TRF4.


Equipe do TRF2 esteve em Porto Alegre para dar continuidade ao projeto