TRF4 |

Vara da Fazenda de Palhoça começa a usar o processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região

30/07/2018 - 17h28
Atualizada em 30/07/2018 - 17h28
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou hoje (30/7) o ato de implantação do processo eletrônico (eproc) da Justiça Federal da 4ª Região (JF4R) na Vara da Fazenda Pública de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, em que será desenvolvido o projeto-piloto. A partir desta data, todas as novas ações da competência delegada previdenciária – aquelas que são julgadas pela Justiça do Estado nos municípios onde não há vara federal – serão recebidas pela unidade exclusivamente por meio do eproc. O primeiro processo foi distribuído hoje mesmo, no início da tarde, e teve o pedido de liminar atendido em seguida.

O ato foi coordenado pelo vice-presidente do TJSC, desembargador Moacir Moraes Lima Filho, e teve a presença do presidente do Tribunal e, na ocasião, governador do Estado em exercício, desembargador Rodrigo Collaço, além do coordenador do eproc na 4ª Região, juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, que representou o presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, e da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Claudia Maria Dadico. 

Em sua manifestação, Tejada ressaltou o fato de magistrados e servidores de tribunais diferentes estarem trabalhando como se pertencessem a um único órgão para desenvolver o projeto. O juiz lembrou que o sistema foi criado, é mantido integralmente pela JF4R e foi adotado gratuitamente por outros tribunais. Tejada disse ainda que apenas a 4ª Região tem quase seis milhões de processos eletrônicos, número que sobe para cerca de 10 milhões se considerados os outros tribunais.

Para o juiz de Direito André Augusto Messias Fonseca, que é titular da Vara da Fazenda de Palhoça e proferiu a primeira decisão do Judiciário de SC no eproc, “a ferramenta é inovadora, ágil, estável e confiável” e “incrementará a produção de despachos, decisões interlocutórias e sentenças”. Fonseca fez uma homenagem ao desembargador federal Otávio Roberto Pamplona, falecido em abril de 2017, que é natural de Palhoça.

O presidente do TJSC e governador em exercício Rodrigo Collaço lembrou que a integração entre os operadores do sistema é o sentido do ato de hoje. Collaço cumprimentou e agradeceu os representantes de instituições que compareceram, afirmando que “a presença demonstra o aval e é a garantia do sucesso”.

A mesa foi composta, ainda, pelo procurador-geral do Estado, Juliano Dossena; pelo diretor do Foro da Comarca de Palhoça, Maximiliano Losso Bunn; pelo prefeito do município, Camilo Martins; pelo promotor de Justiça Laudares Capella Filho, que representou o Ministério Público de SC; pelo juiz de Direito André Fonseca e pelo advogado Richard Werner Tramontin, que representou a OAB.

Participaram do ato o juiz auxiliar da Presidência do TJSC Laudenir Petrocini, os servidores do TRF4 Susana Maria Lopes Franco e Ivan Scarparo Forgearini e os servidores da JFSC Rogério Abreu da Cunha, Walter do Valle e Daniel Batista Pereira.

Fonte: Imprensa JFSC


Ato foi realizado no Salão do Júri da Comarca de Palhoça