TRF4 recebe comitiva do TJMS para conhecer eproc

31/08/2018
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recebeu nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/8) uma comitiva de magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS), para conhecer o sistema processual eletrônico eproc.

O coordenador do eproc na Justiça Federal da 4ª Região, juiz federal Sérgio Tejada Garcia, o diretor de TI do TRF4, Cristian Ramos Prange, e a diretora da Secretaria de Sistemas Judiciários, Susana Franco, foram responsáveis por receber o grupo do TJMS e compartilhar informações e experiências vivenciadas com a implantação e uso do sistema.

Estavam presentes na comitiva do TJMS, presidente do Comitê de Tecnologia, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, juiz Renato Antonio de Liberali, diretor da Secretaria de TI, Altair Júnior Anselmo Soares, diretora da Secretaria Judiciária de Primeiro Grau, Conceição Pedrini Pereira e a servidora do Departamento de Sistema Jurisdicional Liriane Aparecida da Silva Nogueira.

eproc

O eproc foi idealizado por magistrados e servidores da JF da 4ª Região. Atualmente tem mais de 5 milhões de ações distribuídas por meio do sistema e conta com cerca de 130 mil advogados cadastrados em todo país.

O primeiro sistema processual eletrônico da Justiça Federal brasileira começou a ser utilizado em 2003, nos Juizados Especiais Federais (JEFs) do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. A versão atual foi construída aproveitando os conceitos da primeira versão, sendo implantada em todas as varas federais de primeiro grau em 2009 e, em 2010, também no TRF4.

Por atender todas as matérias e graus, é considerado pelos usuários um sistema consolidado pela agilidade e pelas funcionalidades. Além disso, representa economia para a gestão pública e sustentabilidade, pois dispensa o uso de papel e insumos para a impressão. Outro aspecto é a disponibilidade do sistema online, 24 horas por dia, a partir de qualquer local com acesso à internet.

O sistema é constantemente atualizado pela equipe de desenvolvimento, atendendo às novas demandas desses usuários. Um exemplo é que desde agosto do ano passado o controle dos processos e prazos pode ser acompanhado por advogados e público externo na palma da mão. O TRF4 disponibiliza o aplicativo eproc para dispositivos móveis, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Apple Store (IOS) e Google Play (Android), garantindo aos profissionais maior acesso e facilidade na gestão dos seus processos.