TRF4 |

Emagis e Sistcon iniciam curso de Conciliação no TRF4

25/09/2018 - 16h21
Atualizada em 25/09/2018 - 16h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Escola da Magistratura (Emagis) e o Sistcon (Sistema de Conciliação) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciaram na tarde de hoje (25/9) a fase presencial do curso: Conciliação na Justiça Federal da 4ª Região. O evento ocorreu no auditório de tribunal.

Estiveram presentes na abertura do curso o diretor da Emagis, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, a juíza federal Eliana Paggiarin Marinho, representando a Corregedoria da 4ª Região, e o desembargador federal Rogerio Favreto, coordenador do Sistcon e coordenador científico do curso.

O coordenador científico disse que o curso é uma demanda de maior aproximação entre magistrados e servidores atuantes na conciliação. ”Ele tem uma concepção político-pedagógica que objetiva partir de temas concretos da conciliação e colocar o aluno como protagonista do ensino, pois entendemos que a reflexão sobre a ação desenvolvida é profundamente formativa e aprimora nosso fazer posterior”, refletiu Favreto.

O objetivo do curso é aplicar as diretrizes das políticas de conciliação da Justiça Federal da 4ª Região, garantindo o bom relacionamento com órgãos parceiros, como a Caixa Econômica Federal, o INSS, os Conselhos, e etc.

Serão debatidos temas como ações coletivas, o uso de recursos eletrônicos, a formação dos agentes da conciliação, a reclamação pré-processual, as questões operacionais e jurídicas dos fluxos de trabalho e conciliação como pratica de promoção de cidadania.

A fase a distância do curso ocorreu do dia 10 ao dia 24 de setembro. A fase presencial termina na quarta-feira (26/9). Para ver a programação completa, clique aqui.


Juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa (E), coordenador científico do curso, desembargador federal Rogerio Favreto, diretor da Emagis, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, juíza federal Eliana Paggiarin Marinho, representando a Corregedoria da 4ª Região, juíza federal substituta Ana Inés Algorta Latorre