TRF4 |

Fornecimentos de materiais e de medicamentos via ações judiciais são tema de seminário no TRF4

16/10/2018 - 14h54
Atualizada em 16/10/2018 - 14h54
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Mercado e acesso a medicamentos, economia da saúde, judicialização e pedidos de próteses médicas e materiais especiais. Esses foram alguns dos temas abordados hoje (16/10) pela manhã no seminário “Direito à Saúde: Demandas Judiciais e Aspectos Técnicos”, no auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Promovido pela Escola da Magistratura (Emagis), o evento iniciou ontem (15/10) e segue até amanhã (17/10) na sede do tribunal em Porto Alegre.

Voltado para juízes e desembargadores federais, além de demais operadores do direito que atuam no exercício da jurisdição com competência na área da saúde, o curso procura construir coletivamente soluções para os casos mais recorrentes do direito à saúde, considerando diversos aspectos técnicos sobre medicamentos, medicina baseada em evidências, políticas públicas e técnicas judiciais e administrativas.

O primeiro painel dessa manhã foi sobre a temática dos protocolos, mercado, acesso a medicamentos e economia da saúde e foi ministrado pela médica assessora especial da Presidência do Conselho Federal de Medicina para assuntos relacionados à avaliação de novos procedimentos médicos, Clarice Petramale, e pelo farmacêutico bioquímico e especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Everton Borges.

“O problema do acesso aos remédios é, principalmente, o preço, que é muito alto para as famílias dos pacientes pagarem, especialmente para casos de doenças raras”, Clarice destacou em sua exposição. A médica, que também é consultora do Fórum de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lembrou que o impacto econômico de muitos tratamentos é excessivamente elevado tanto para o usuário quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“O desenvolvimento da pesquisa em medicina e em farmácia é a primeira etapa para melhorar o acesso aos medicamentos e para popularizá-los”, ressaltou. A médica também apontou para o fato de que “não basta apenas fazer inclusão de novos medicamentos no país e dar acesso a esses remédios, é necessário contar com toda uma estrutura para atender bem o cidadão, como clínicas, hospitais, laboratórios, pesquisas e profissionais qualificados”.

Borges falou sobre medidas que a indústria e as ciências farmacêuticas podem adotar para, em conjunto com o Judiciário, reduzir a judicialização de pedidos de medicamentos e tratamentos. Ele também tratou sobre formas de como aumentar a efetividade terapêutica dos produtos farmacológicos.

O farmacêutico, que é do Comitê Executivo Estadual do Rio Grande do Sul do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde do CNJ, apresentou o exemplo da Defensoria Pública do RS que “já possui, inclusive, farmacêuticos concursados trabalhando para auxiliar a justiça nos casos de judicialização de remédios”.

Borges concluiu argumentando que “inserir profissionais de farmácia nos Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário e adicionar as ciências farmacêuticas na teoria da decisão judicial são vitais para uma boa solução nos processos de fornecimento de medicamentos, pois constituem importantes instrumentos de amparo a análise dos juízes brasileiros”.

Judicialização do fornecimento de materiais médicos

A conferência seguinte abordou a judicialização e pedidos em ações de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), realizada pela palestrante Andrea Bergamini, enfermeira consultora especialista em OPME e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB).

Andrea trouxe informações e características do mercado de próteses médicas tanto no Brasil quanto em outros países. Ela reforçou que é necessário conhecer os materiais que existem e estão disponíveis no SUS “para que os magistrados possam saber avaliar os pedidos dos processos desse tipo que chegam até eles”.

Segundo a enfermeira, que também é especialista em Formação Pedagógica na área de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “o juiz, assim como o médico, precisa trabalhar baseado em evidências, munido de todas as informações para que ele possa decidir da melhor forma a judicialização desses equipamentos especiais e, assim, garantir a segurança do paciente”.

A mesa das conferências foi presidida pelo desembargador federal Jorge Antonio Maurique, da 1ª Turma Regional Suplementar de Santa Catarina de Previdência e Assistência Social. A coordenação científica do curso fica a cargo do desembargador federal do TRF4 João Pedro Gebran Neto, magistrado integrante do Comitê Executivo Nacional do Fórum da Saúde do CNJ.

Programação

As atividades do seminário seguem durante esta tarde com a palestra “Oncologia e saúde pública” ministrada pelo cirurgião do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre e doutor em Cirurgia Oncológica pela Universidade de Okayama no Japão, Luis Fernando Moreira.

Na sequência, será realizada a conferência “O grave problema das internações e procedimentos. Como atender as filas?” com o juiz federal convocado para atuar no TRF4 e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Artur César de Souza, e com o procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná e membro do Comitê Executivo de Saúde do CNJ no Paraná, Marco Antonio Teixeira.

Na quarta-feira, acontece pela manhã o painel “Os Comitês Executivos do CNJ”. O juiz federal da Subseção Judiciária de Brusque (SC) Clênio Jair Schulze fala sobre os novos paradigmas da judicialização da saúde. O juiz federal substituto da 5ª Vara Federal de Porto Alegre e coordenador do Comitê Executivo de Saúde do CNJ no RS, Gabriel Gehlen, aborda o tema da Telessaúde, enquanto a juíza federal da 15ª Vara Federal de Curitiba e coordenadora do Comitê no Paraná, Luciana Veiga, palestra sobre pareceres, notas técnicas e o e-natjus. Após o painel, ocorre o encerramento do curso.


Seminário acontece no auditório do TRF4