TRF4 |

Novo portal do TRF4 está chegando

31/10/2018 - 16h03
Atualizada em 31/10/2018 - 16h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Está chegando a hora de você conhecer o novo portal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) na internet. Mas antes, queremos contar algumas novidades em primeira mão.

A necessidade de construirmos um novo site veio da demanda em atender necessidades de acessibilidade que o atual não atendia mais. É natural termos de atualizar tecnologias na internet, pois os sistemas evoluem muito rapidamente. Nosso portal atual estava deixando a desejar nessa área, criando dificuldades, especialmente para pessoas com deficiência que acessam diariamente nosso site.

Então, todo o olhar colocado neste novo projeto foi voltado para atender às demandas de acessibilidade. Nos testes que realizamos durante seu desenvolvimento, obtivemos resultados excelentes, com índices de 98% de aprovação, o que é muito bom para um Portal do tamanho do nosso, que a cada mês tem quase 40 milhões de acessos.

Case mundial

É muito comum usarmos referências para direcionar um projeto como este. Atualmente, o grande caso de sucesso mundial em portais de serviços é o site do governo do Reino Unido. E o que eles fizeram? Conseguiram organizar todos os serviços de seus órgãos em um só site de forma simples e didática.

Empresas e órgãos governamentais do mundo inteiro utilizam essa experiência de sucesso como inspiração para projetar seus portais de serviços. O TRF4 fez essa mesma opção.

Dessa forma, conseguimos abraçar outra necessidade: atender à Carta de Serviços da Justiça Federal, uma lista organizada e unificada de serviços prestados às pessoas, alinhado com os princípios do caso modelo.

Cara nova

Aproveitamos as mudanças estruturais para modernizar a cara do portal. O projeto que está no ar já tem quase sete anos. Era hora de oferecer um formato atual e mais universal. O novo portal vai abrir em qualquer navegador de internet e em qualquer dispositivo (seja celular, computador de mesa, tablet ou notebook). Com isso, ganhamos em acessibilidade e em usabilidade, que é a forma como qualquer pessoa interage com os sistemas.

Como toda novidade, no início, você poderá estranhar alguma escolha que fizemos ou até mesmo demorar um pouco mais para localizar algum conteúdo. Não se preocupe, estamos aqui prontos para te ouvir e dar um retorno. Pode nos escrever com dúvidas, sugestões e até elogios. Criamos um email para isso: novoportal@trf4.jus.br

Agora, vamos falar sobre alguns detalhes do novo portal:

Carta de serviços

A unificação dos serviços da Justiça Federal está sendo proposta pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e traz categorias bem definidas. O novo portal está utilizando essas categorias para oferecer o acesso aos nossos serviços. Foram criadas 12 categorias que estão em destaque no novo site para que você encontre facilmente o conteúdo que procura.

Busca 

A partir de agora, a busca do portal vai ajudar a encontrar mais rapidamente o conteúdo que você procura. Ao digitar, aparecerão sugestões de temas.

Acesso rápido

Selecionamos os serviços mais acessados e criamos uma área para que você vá direto ao sistema ou conteúdo que procura.

Versão para telefones celulares

Pela primeira vez, o portal do TRF4 terá uma versão exclusiva para navegação em "smartphones", os celulares com acesso a internet. Será muito simples de navegar utilizando seu telefone. Foi criado um menu específico para essa versão de forma a garantir uma experiência agradável em todos os dispositivos. 

Acessibilidade

Uma grande parte do que foi desenvolvido para garantir a acessibilidade no portal você não percebe porque foi feito no nível da programação de informática. Mas algumas opções estão diretamente na página inicial. Utilizando atalhos do teclado qualquer pessoa poderá navegar entre os menus e conteúdos, além de aumentar contraste e ajustar o tamanho do texto.

Agenda

A partir de agora, haverá um espaço reservado para divulgar o calendário de todas as sessões de julgamento e eventos promovidos pelo TRF4. Num mesmo local, você irá encontrar links para as pautas de julgamento e para a transmissão ao vivo das sessões.

Indicadores estratégicos 

A transparência é um dos valores da Justiça Federal. Criamos essa área de indicadores para que você possa acompanhar em tempo real o desempenho do TRF4. Inicialmente, serão publicadas estatísticas do tribunal e o número total de processos eletrônicos já abertos no eproc.

Julgamentos e Eventos

O Tela TRF4 é um serviço pioneiro que o nosso tribunal disponibiliza desde 2015 e transmite ao vivo todas as sessões de julgamento do TRF4 (apenas os julgamentos criminais não têm autorização para serem exibidas), além de inserir o trecho de vídeo do julgamento em cada processo judicial eletrônico. Agora, no novo portal, o acesso às transmissões está mais simples e intuitivo.

Em breve

A atualização do portal está começando pelo tribunal. Aos poucos, as Seções Judiciárias vão adotar o novo padrão em seus sites também, unificando a carta de serviços dos órgãos da 4ª Região.

Lançamento

Na próxima quarta-feira, dia 7/11, o novo portal estará disponível para o seu acesso.


Novo portal do TRF4 estará disponível a partir de 7/11