TRF4 | Evento

Emagis promove seminário na JFSC sobre corrupção, lavagem de dinheiro e investigação no sistema dos EUA

13/11/2018 - 11h15
Atualizada em 13/11/2018 - 11h15
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está promovendo esta semana, em Florianópolis, o seminário “Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Ferramentas de Investigação no Sistema Norte-Americano”, que tem a participação de palestrantes dos Estados Unidos da América (EUA). A abertura, ontem (12/11) à tarde, foi coordenada pelo diretor da Emagis, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, e teve a presença do corregedor-regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e da diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), juíza federal Claudia Maria Dadico.

A desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani – que é coordenadora científica do evento, junto com o desembargador federal Márcio Antonio Rocha – falou, durante a abertura, sobre a importância do tema da corrupção, problema “que provoca uma desarrumação em escala macro e [causa] quebra de confiança”, nas instituições que gerem o dinheiro público. Após a manifestação de Cristofani, o assunto foi abordado pelo integrante do Senior Anti-Corruption Counsel dos EUA Peter Ainsworth. Ainda durante a tarde, o promotor federal dos EUA Everardo Andy Rodriguez tratou de lavagem de dinheiro e ferramentas persecutórias e investigativas.

A programação prevê, além da continuidade da discussão sobre a investigação, que terá a contribuição do adido assistente da Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA no Brasil Thiago Machado Barcellos, exposição sobre “Colaboração premiada e outras técnicas especiais de investigação na Lavajato”, pelo procurador regional da República na 4ª Região Douglas Fischer. Os desembargadores Rocha e Cristofani coordenarão atividades práticas, com trabalhos em grupo e discussões dirigidas. O evento termina amanhã (14/11) e tem a presença de juízes federais da 4ª Região. A mesa de abertura também foi composta pelo desembargador Raulino Brüning, representando o Tribunal de Justiça; pelo procurador da República Darlan Dias, representando o Ministério Público Federal, e pelo procurador do Estado Ricardo de Araújo Gama, representando a Procuradoria Geral de Santa Catarina.

Fonte: Imprensa/JFSC


A mesa de abertura do evento teve a presença de Darlan Dias, Claudia Cristofani, Valle Pereira, Victor Laus, Claudia Dadico, Raulino Brüning e Ricardo Gama (da Esq. para Dir.)