Justiça garante cirurgia para criança com deformidade no crânio
O Via Legal mostra a corrida contra o tempo de uma família do sul do país para salvar a vida da filha. A menina precisava fazer uma cirurgia às pressas, na cabeça, ou poderia morrer. Só que a operação custava R$ 65 mil. A família entrou com processo na Justiça e conseguiu uma liminar para que União, Estado e o município arcassem com os exames e a cirurgia. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
A dependência química é reconhecida como doença pelo Cadastro Internacional de Doenças, e, em determinados casos, quando o trabalhador se interna para tratar do problema, ele tem direito ao auxílio-doença. Mas em São Paulo, o benefício foi negado a um homem. Ele levou o caso aos tribunais e conseguiu reverter a situação. Para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região ficou comprovada, por meio de perícia, a incapacidade para o trabalho.
Procurar o carro no estacionamento e não encontrar. Só quem já teve o veículo furtado sabe como é esse susto. Mas isso também pode acontecer com donos de bicicletas. Em Brasília, a bike de uma professora sumiu dentro da Universidade de Brasília. Como a UnB não quis pagar o prejuízo, ela processou a instituição. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que, apesar da atividade fim da universidade ser o ensino, isso não afasta a responsabilidade por danos ocorridos no ambiente sob sua vigilância, por isso, determinou o pagamento de indenização à servidora.
A edição desta semana conta, ainda, a história de um servidor da Receita Federal que teve o celular apreendido durante uma operação da Polícia Federal, no aeroporto do Rio de Janeiro. Ele entrou na Justiça para ter o aparelho de volta. O servidor trabalhava na alfândega, mas como passou a ser investigado pela PF, a decisão de reter o telefone foi considerada legal pela Justiça Federal.
Morar em frente ao mar e aproveitar todo dia das belezas da natureza. Isso acontece com moradores da praia de Cabedelo, na Paraíba. Mas, alguns estão em áreas consideradas da União. A Justiça autorizou um acordo. Se desocuparem as terras, eles não serão processados por crime ambiental. A equipe do Via Legal viajou até lá para ver essa história de perto.
O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Horários de exibição do Via Legal
TV JUSTIÇA
Quarta-feira - 21h30
Sexta-feira - 11h30
Domingo - 17h30
Terça-feira - 22h30
TV CULTURA
Domingo - 6h30
TV BRASIL
Domingo - 6h
