TRF4 | Formação

Magistrados têm curso de formadores com trocas de experiências

06/05/2019 - 17h45
Atualizada em 06/05/2019 - 17h45
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Começou hoje (6/5) o terceiro módulo do Curso de Formação de Formadores, que tem como objetivo capacitar magistrados para orientar o preparo de novos juízes. O evento, que ocorre no auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) em parceria com a Escola Judicial (Cjud) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Após dois módulos de formação, os magistrados passam por essa etapa do processo, que reforça o foco na aprendizagem pela troca de experiências, transversalidade de conteúdos, comunicação na relação de ensino e maneiras de avaliação. O desenvolvimento dessa fase do curso possui a coordenação científica do desembargador federal Roger Raupp Rios.

O desembargador participou da abertura do evento. “Esse momento conjunto é especial para aprofundar uma reflexão sobre a nossa práxis educativa, juntando as teorias pedagógicas aprendidas com as práticas que a gente tem”, enfatizou Raupp Rios. O coordenador científico também comentou sobre as mudanças durante a evolução do ensino judicial, destacando que “há não muito tempo, os juízes eram bem intencionados e voluntaristas, mas despreparados com relação a como fazer a formação”.

Diretor da Emagis, desembargador federal Victor Luiz Santos Laus, abriu a tarde de hoje. Ele revelou que a escola tem como meta possuir o maior número de magistrados da 4ª Região com o título de formador. “Com esse evento agora, nós alcançaremos quase 80% dos magistrados, que terão concluído o módulo III, em nível 1. O que é importantíssimo”, pontuou o desembargador.

Laus também ressaltou outro motivo de orgulho para a Emagis. “A nossa região, entre as regiões brasileiras, é a mais qualificada, a que tem mais capacitação de magistrados”. Para o desembargador, essa qualificação tem resultado direto no trabalho prestado à Justiça, que tem colhido frutos positivos das parcerias entre as escolas de magistraturas de todo país.

Além de Raupp Rios, as dinâmicas ao decorrer da programação terão como orientadores o pedagogo Erisevelton Silva Lima e os juízes formadores dos cursos da Escola Nacional de Formação e Apresentação de Magistrados (Enfam) José Henrique Torres e Vladimir Santos Vitovsky. As dinâmicas de hoje começaram com a apresentação dos participantes em formação e dos mediadores.

Método ativo de ensino e de aprendizagem

O segundo momento foi desenvolvido para relembrar os conteúdos aprendidos nos primeiros dois módulos. A revisão ocorreu por meio de uma atividade em duplas que se alternavam a cada dois minutos. Assim, os magistrados trocavam respostas e construíam diferentes conceitos sobre o método ativo de ensino e aprendizagem, que guia toda a metodologia do curso.

O primeiro mediador a estimular a aprendizagem dos participantes foi Torres, que teve como tema “A relação entre metodologia e objetos de aprendizagem”. O juiz relembrou a importância de ter mecanismos de pedagogia que tornem o aprendiz como protagonista, provocando a troca de experiências e a produção de um conhecimento crítico e reflexivo.

A programação deste terceiro módulo segue até a manhã de quarta-feira (8/5). Os outros três painéis irão abordar a transversalidade dos conteúdos de ética e humanismo nas ações de forma, a avaliação formativa e a comunicação na formação de magistrados.


Curso ocorre no auditório do TRF4