TRF4 | Inspeção 2019

Justiça Federal da 4ª Região se mobiliza e traz palestra do professor Clóvis de Barros Filho para refletir sobre a reinvenção na vida e no trabalho

13/05/2019 - 12h59
Atualizada em 13/05/2019 - 12h59
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na semana de 20 a 24 de maio, magistrados e servidores das unidades judiciárias da  Justiça Federal do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná estarão mobilizados para participar da Inspeção 2019, promovida pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região. Serão cinco dias de atividades, debates e dinâmicas para refletir, padronizar e aprimorar os métodos, com objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida no trabalho e de resposta para o cidadão que procura a Justiça.

“Viver é mudar, reconstruir, reinventar”

Num tempo em que as pessoas, as atividades e as áreas do conhecimento estão em constante mudança, no Judiciário não seria diferente. Para discutir como lidar com um mundo que nunca está igual, a Inspeção 2019 traz o professor doutor e livre docente pela Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) Clóvis de Barros Filho.

O palestrante, que é um dos mais requisitados do Brasil, vem instigar magistrados e servidores a refletirem sobre mudanças, com o tema “Viver é mudar, reconstruir, reinventar”. Barros Filho é jornalista, bacharel em Direito, mestre em Ciências Políticas e autor de mais de 15 obras, entre elas o best-seller “A vida que vale a pena ser vivida”. Ele coloca os seus mais de 30 anos de experiência acadêmica a serviço da construção de um pensamento crítico, falando de ética, valores, comprometimento, confiança, iniciativa, inovação, mudança, sempre com um olhar voltado ao ser humano que vem sendo constantemente exigido para se reinventar.

A palestra vai acontecer no dia 21/5, no plenário do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), às 14h, e será transmitida por streaming para todas as unidades da Justiça Federal da 4ª Região. Para conhecer mais um pouco do palestrante, clique nestes links: vídeo 1, vídeo 2, vídeo 3.   

Equalização e regionalização

O assunto da palestra vem ao encontro da nova realidade da Justiça Federal da 4ª Região, que está sempre em movimento, se reinventando frente às restrições orçamentárias e de pessoal. Hoje os três estados da Região Sul têm o judiciário federal mais informatizado do país, com todos os processos tramitando eletronicamente por meio do eproc, realizando reuniões, audiências e sessões de julgamento por videoconferência, com servidores em teletrabalho online.

Esse mundo tecnológico permitiu uma nova mudança na estruturação das varas para aprimorar a prestação jurisdicional, com a implantação do projeto de especialização, regionalização de competências e equalização das cargas de trabalho.

Se o meio digital permite a distribuição do trabalho entre varas que atuam em locais diferentes, mas em regiões similares, compartilhar experiências e conhecimento e reinventar o trabalho e a vida têm se tornado um desafio no Judiciário.

Tudo isso será tema da semana da Inspeção 2019. As discussões vão ocorrer diariamente por meio de vários métodos, com fornecimento de material de apoio para reflexão, permitindo que cada unidade discuta a partir da sua realidade, mas sem deixar para trás experiências que deram certo em outras varas, por exemplo.