Direito da mulher

Desembargador do TRF4 participa de painel sobre a igualdade de gênero na magistratura

17/05/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O desembargador federal Roger Raupp Rios, do Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4), participou do “1° Curso Nacional: A mulher Juíza, desafios na carreira e atuação pela igualdade de gênero”. Ele fez parte do painel Marcadores Sociais e Interseccionalidade. O evento, que iniciou na última quarta-feira e se encerra hoje (17/5), aconteceu em Brasília, na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), e tratou de temas sobre a representatividade feminina no Poder Judiciário.

Juntamente com Raupp Rios, também participaram do painel a ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a conselheira Maria Cristiana Ziouva, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho. (TST)

O objetivo do curso é estudar formas de estímulo e apoio às magistradas ao longo de sua carreira. Segundo o levantamento ‘o perfil sociodemográfico da magistratura brasileira’, realizado em 2018 pelo CNJ, a participação das mulheres no Judiciário ainda é menor que a dos homens, elas ocupam 37% dos cargos.  A pesquisa revelou que as mulheres progridem menos na carreira jurídica em comparação com os homens. Elas representam 44% no primeiro estágio da carreira, quando competem com os homens por meio de provas objetivas e passam a corresponder a 39% dos juízes titulares, no entanto, o número de juízas se torna menor de acordo com a progressão na carreira, quando passam a representar 23% das vagas de desembargadores e 16% de ministros dos tribunais superiores

 Na noite de abertura, o evento contou com palestras da ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), da ministra Sapana Pradhan Malla, da Suprema Corte de Justiça do Nepal, da ministra Margarita Beatriz Luna Ramos, da Suprema Corte de Justiça do México, e de Gomolemo Moshoeu, diretora executiva do Instituto de Educação Judicial Sul-Africano.

O curso é uma iniciativa da Enfam, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 



Desembargador Roger Raupp Rios participou do painel sobre igualdade de gênero
Desembargador Roger Raupp Rios participou do painel sobre igualdade de gênero
Desembargador Roger Raupp Rios participou do painel sobre igualdade de gênero
Evento aconteceu nesta sexta-feira (17/5)