TRF4 | Compartilhamento

TRF4 renova cessão do eproc para TJ de Tocatins

30/05/2019 - 15h51
Atualizada em 30/05/2019 - 15h51
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO) é o mais novo usuário da versão nacional do eproc, o processo eletrônico judicial desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O acordo de cooperação técnica foi assinado eletronicamente nesta tarde (30/5) pelo presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, e pelo presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, na sede do tribunal federal, em Porto Alegre.  

O eproc nacional é um modelo colaborativo, no qual os usuários do processo eletrônico do TRF4 podem desenvolver novas ferramentas, agregar ao sistema e disponibilizar aos demais tribunais. No modelo anterior, cada instituição produzia suas inovações, sem compartilhamento. Já utilizam essa nova versão nacional do eproc os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e de Santa Catarina (TJSC), os Tribunais de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) e de Minas Gerais (TJMMG), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e a Turma Nacional de Uniformização (TNU). 

O TJ de Tocantins já era usuário do eproc desde 2011, no modelo anterior de cessão. Agora, passa a utilizar a nova versão nacional do sistema, aperfeiçoada pelo TRF4 e já cedida gratuitamente para outras instituições. “Compartilhar o eproc nacional com esse importante tribunal é uma autoafirmação da excelência da ferramenta. Para nós, é uma satisfação podermos dividir nossa tecnologia, já reconhecida em todo país”, ressalta Thompson Flores. 

A assinatura é considerada “histórica” para o presidente do tribunal estadual. “São dois momentos históricos para o TJ de Tocantins: a primeira cessão, que significou uma grande evolução e, hoje, quando entramos em uma nova fase de modernidade, pela qual agradecemos de forma inestimável ao TRF4”, disse Maia Neto.

Os magistrados ressaltaram a qualificação técnica do quadro de servidores da área de tecnologia da informação dos seus respectivos tribunais. Thompson Flores pontuou também o trabalho do juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia, coordenador do eproc da Justiça Federal da 4ª Região e um dos criadores do eproc, o primeiro sistema processual eletrônico da Justiça Federal do país, totalmente desenvolvido por magistrados e servidores da 4ª Região. 

O corregedor-geral da Justiça do Tocantins, desembargador João Rigo, a desembargadora Jacqueline Adorno, presidente da Comissão Auxiliar do eproc do TJTO, e o juiz Marcelo Augusto Faccioni, membro da comissão, participaram da solenidade de assinatura. 
      
Após o evento, Tejada coordenou uma reunião de trabalho entre as equipes do TRF4 e do TJTO para apresentar as novas funcionalidades do sistema. 

Pelo TRF4, também participaram do evento a diretora geral, Magda Cidade, a diretora judiciária, Cristinne de Fátima Rojas Barros, o diretor de Tecnologia da Informação Cristian Prange, a diretora da Secretaria de Sistemas Judiciários, Susana Maria Lopes Franco, o diretor da Divisão de Sistemas de Produção e Gestão de Documentos Processuais , Luis Fernando Sayão Lobato Ely,  e Ivan Scarparo Forgearini, supervisor de uniformização de sistemas.  A equipe do TJTO foi composta pela chefe de gabinete da Presidência, Glacielle Borges Torquato, pelo diretor de TI , Marcelo Leal, pela chefe de gabinete da desembargadora Jaqueline Adorno, Rosana Aparecida Finotti Siqueira, pelo assessor jurídico da Corregedoria, Luis Antônio Nunes, pela jornalista de Comunicação Social, Paula Bittencourt, e pelo coronel Cláudio Thomaz, assessor militar.


Acordo foi assinado na sala de reuniões da Presidência