TRF4 | Institucional

Desembargador Victor Laus participa de última sessão como integrante da 8ª Turma do TRF4

19/06/2019 - 19h19
Atualizada em 19/06/2019 - 19h19
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus participou hoje (19/6) da última sessão como integrante da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), depois de quase 10 anos atuando na matéria criminal. A partir da próxima quinta-feira (27/6), o magistrado toma posse como presidente da corte. Laus foi eleito pelo Pleno do TRF4 para presidir o biênio 2019-2021.

“Agradeço aos integrantes da 8ª Turma o convívio fraterno, efetivo e prazeroso. Dominamos o instrumental jurídico, mas temos em nossas vidas visões de mundo diferentes e vamos aprendendo com o ponto de vista do colega. Essa é a riqueza do colegiado. O juiz de primeiro grau decide sozinho e quando chega em uma turma do tribunal, tem que ter um novo aprendizado sobre o fenômeno da decisão jurídica”, analisou Laus sobre a prática da jurisdição. 

Diretor da Escola da Magistratura (Emagis) no biênio 2017-2019, Laus também dividiu com os colegas da 8ª Turma, desembargadores federais Leandro Paulsen e João Pedro Gebran Neto, com os servidores e advogados presentes na sessão, o olhar atento à formação dos novos magistrados. “A Emagis tem investido nisso, e um exemplo é o Curso de Formação Inicial. O trabalho realizado pela escola é constante, diário e até mesmo anônimo. Nessa turma, os 18 magistrados foram vitaliciados. A 4ª  Região tem profissionais bem preparados na carreira”, salientou o futuro presidente. 

Gebran saudou o colega e a convivência de seis anos na 8ª Turma. “Vossa excelência é meticuloso, cuidadoso e transmite extrema segurança em relação aos julgamentos, sempre argutos e importantes, nos fazendo refletir cada vez mais sobre as questões jurídicas e fáticas”, pontuou o desembargador. 

O presidente da 8ª Turma, Leandro Paulsen, também destacou a atuação de  Laus. “Como decano deste colegiado e com toda a sua experiência e trato afável  que o caracterizam, recebeu a mim e ao desembargador Gebran ainda em 2013. A partir de então, a turma teve uma formação estável e desenvolveu seu trabalho de modo muito produtivo, atuando com harmonia, denodo e firmeza”. O magistrado também homenageou a gestão que se encerra, “que soube modernizar o tribunal, mantendo-o na linha da excelência, com o processo eletrônico e o aperfeiçoamento da gestão”.


Desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus