COLABORAÇÃO

CJF lança pesquisa sobre Inteligência Artificial na Justiça Federal

19/07/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Vivemos em um mundo colaborativo, que usa cada vez mais a tecnologia a seu favor e onde o conhecimento é compartilhado. Você, magistrado, servidor ou colaborador da Justiça Federal (JF) já imaginou poder compartilhar o projeto bem sucedido de Inteligência Artificial (IA) da sua região, para, quem sabe, implementá-lo em toda a JF?

Pensando nisso, o Centro Nacional de Inteligência (CIN) e o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF) lançaram nesta semana (16/7) pesquisa de iniciativas de IA na Justiça Federal.

Segundo o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, integrante do grupo operacional do CIN, a demanda surgiu em virtude da falta de um diagnóstico completo sobre a utilização das novas tecnologias na JF. “Com a pesquisa, poderemos mapear o que já está sendo desenvolvido e as reais necessidades dos usuários, para potencializar as atividades e definir as prioridades”, explica o magistrado.

Os resultados serão documentados em uma nota técnica do CIN, que subsidiará a Corregedoria-Geral da Justiça Federal e a Presidência do CJF na tomada de decisões.

Conhecer e alinhar

Ainda de acordo com Marco Bruno, as iniciativas da JF estão começando a ser implementadas. Dentre os projetos de IA já em funcionamento, ele cita o BacenJud Auto, aplicativo da Primeira Região que automatiza as atividades no sistema BacenJud, e a Julia, robô da Quinta Região que faz a leitura de processos e facilita a pesquisa no acervo do órgão de Justiça.

“É importante que todos participem da pesquisa, pois, assim, haverá um alinhamento desde o início do projeto, entre o que está sendo feito e o que os usuários julgam como prioridade nos processos de trabalho na JF. Consequentemente, as políticas públicas poderão ser pensadas em consonância ao detectado”, conclui Marco Bruno.

Se você é magistrado, servidor ou colaborador da JF, clique aqui para participar.

Se você é gestor de TRF ou de Seção Judiciária, clique aqui para compartilhar sua experiência.

A pesquisa está disponível até o dia 15 de agosto. Participe!

Fonte: CJF/Comunicação Social