INSTITUCIONAL

Estudantes de Direito visitam TRF4

18/09/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário FADERGS e da Universidade do Oeste de Santa Catarina estiveram hoje (18/9) na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Eles conheceram as instalações da corte e foram recebidos pelo presidente do TRF4, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus.  Na mensagem de boas vindas, Laus disse aos universitários que o Direito é fascinante e oferece variadas oportunidades, mas é preciso ter dedicação, pois a carreira exige determinação e foco.

A diretora Judiciária (DIRJUD), Cristinne de Fátima Rojas Barros também recepcionou os estudantes, proferindo palestra sobre a estrutura do tribunal, explicando a composição e a competência das Turmas, Seções, Corte Especial e Plenário, e as atribuições do presidente, vice-presidente e corregedor-regional.

Ela abordou também as principais inovações tecnológicas do TRF4, como o sistema judicial eletrônico - e-proc e a transmissão online de julgamentos com participação de magistrados por meio de videoconferência. Segundo a diretora, essas inovações reduzem o tempo de tramitação e agilizam o julgamento dos processos judiciais.

Cristinne encerrou a palestra enfatizando iniciativas que estão sendo colocadas em prática este ano, como as sessões de julgamento virtuais, a ferramenta de inteligência artificial que identificará processos com temas repetitivos e as metas da Justiça para 2020.

Ao final do encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Museu do TRF4 e ao Plenário do tribunal.