TRF4 | INSTITUCIONAL

Estudantes catarinenses visitam TRF4

20/11/2019 - 16h40
Atualizada em 20/11/2019 - 16h40
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Estudantes do curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul Araranguá) estiveram na tarde de hoje (20/11) na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, para conhecer a instituição. Os universitários foram recepcionados pela diretora-judiciária Cristinne de Fátima Rojas Barros e pelo assessor adjunto Elton Luís Peixoto e assistiram a uma palestra sobre a história e o funcionamento da corte. Ao fim da visita, o grupo teve a oportunidade de assistir a sessão de julgamento da 8ª Turma, transmitida ao vivo via Tela TRF4.

Ministrada pelos servidores da DIRJUD, a apresentação iniciou resgatando a origem e a criação da Justiça Federal da 4ª Região. Foi explicado aos estudantes a composição e a competência das Turmas, Seções, Corte Especial e Plenário, e as atribuições do presidente, vice-presidente e corregedor-regional do TRF4. Em seguida, foram abordadas as principais inovações tecnológicas do tribunal, como o sistema judicial eletrônico - e-proc - e a transmissão online de julgamentos com participação de magistrados por meio de videoconferência.

Cristinne encerrou a palestra enfatizando iniciativas que estão sendo colocadas em prática este ano, como as sessões de julgamento virtuais, a ferramenta de inteligência artificial que identificará processos com temas repetitivos, e as metas da Justiça para 2020.

As atividades ocorreram na sala de cursos da Escola da Magistratura (Emagis).


Estudantes assistiram a palestra sobre a história e a estrutura do TRF4