TRF4 | Capacitação

Magistrados participam de curso de Segurança Institucional

02/12/2019 - 16h13
Atualizada em 02/12/2019 - 16h13
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta tarde (2/12), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, realizou a abertura do curso de “Segurança institucional para magistrados”, promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) para capacitar juízes federais em temas ligados à segurança. A solenidade, que deu início aos cinco dias de curso, ocorreu no Auditório do Prédio Anexo do TRF4, em Porto Alegre (RS).

Em seu discurso, Laus agradeceu a presença de todos, ressaltando a integração entre os magistrados da 4ª Região com os de outros estados. Junto com juízes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, também participam das atividades magistrados federais do Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins, Alagoas e Pará.

Utilizando a aproximação entre juízes de todas as regiões do Brasil, o curso busca unificar as vivências da Justiça Federal, proporcionando aulas teóricas e práticas relacionadas à segurança institucional e pessoal. As atividades fazem parte do projeto estratégico “Fortalecimento da segurança institucional no Conselho e na Justiça Federal”, que, desde setembro, já realizou cinco etapas de qualificação com agentes de segurança das cinco regiões do Poder Judiciário.

Neste processo iniciado hoje, os juízes federais serão capacitados a praticar a autoproteção, sobrevivência urbana, segurança de autoridades, armamento, atividades de inteligência e análise e gestão de riscos. Os exercícios desta etapa do projeto serão ministrados por Geovaldri Maciel Laitartt, que participou do planejamento das atividades formuladas pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e pela Assessoria Especial de Segurança Institucional e de Transporte (ASSEP) do CJF.

Além do presidente da corte, a cerimônia de abertura também teve a participação da assessora-chefe da ASSEP, delegada Fernanda Rocha Pacheco Santos, do chefe da Delegacia Executiva da Polícia Federal, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, e do diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar do RS, tenente coronel Marcos Vinícius.

O curso de capacitação ocorre até sexta-feira (6/12) e também é promovido pela Polícia Federal, Brigada Militar do RS e Tribunal Superior Eleitoral.


Da esquerda para direita: chefe da Delegacia Executiva da PF, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, presidente do TRF4, desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, assessora-chefe de segurança do CJF, delegada Fernanda Rocha Pacheco Santos, e diretor de Ensino da Brigada Militar, tenente coronel Marcos Vinícius