Capacitação

Magistrados participam de curso de Segurança Institucional

02/12/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta tarde (2/12), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, realizou a abertura do curso de “Segurança institucional para magistrados”, promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) para capacitar juízes federais em temas ligados à segurança. A solenidade, que deu início aos cinco dias de curso, ocorreu no Auditório do Prédio Anexo do TRF4, em Porto Alegre (RS).

Em seu discurso, Laus agradeceu a presença de todos, ressaltando a integração entre os magistrados da 4ª Região com os de outros estados. Junto com juízes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, também participam das atividades magistrados federais do Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins, Alagoas e Pará.

Utilizando a aproximação entre juízes de todas as regiões do Brasil, o curso busca unificar as vivências da Justiça Federal, proporcionando aulas teóricas e práticas relacionadas à segurança institucional e pessoal. As atividades fazem parte do projeto estratégico “Fortalecimento da segurança institucional no Conselho e na Justiça Federal”, que, desde setembro, já realizou cinco etapas de qualificação com agentes de segurança das cinco regiões do Poder Judiciário.

Neste processo iniciado hoje, os juízes federais serão capacitados a praticar a autoproteção, sobrevivência urbana, segurança de autoridades, armamento, atividades de inteligência e análise e gestão de riscos. Os exercícios desta etapa do projeto serão ministrados por Geovaldri Maciel Laitartt, que participou do planejamento das atividades formuladas pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e pela Assessoria Especial de Segurança Institucional e de Transporte (ASSEP) do CJF.

Além do presidente da corte, a cerimônia de abertura também teve a participação da assessora-chefe da ASSEP, delegada Fernanda Rocha Pacheco Santos, do chefe da Delegacia Executiva da Polícia Federal, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, e do diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar do RS, tenente coronel Marcos Vinícius.

O curso de capacitação ocorre até sexta-feira (6/12) e também é promovido pela Polícia Federal, Brigada Militar do RS e Tribunal Superior Eleitoral.



Da esquerda para direita: chefe da Delegacia Executiva da PF, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, presidente do TRF4, desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, assessora-chefe de segurança do CJF, delegada Fernanda Rocha Pacheco Santos, e diretor de Ensino da Brigada Militar, tenente coronel Marcos Vinícius
Da esquerda para direita: chefe da Delegacia Executiva da PF, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, presidente do TRF4, desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, assessora-chefe de segurança do CJF, delegada Fernanda Rocha Pacheco Santos, e diretor de Ensino da Brigada Militar, tenente coronel Marcos Vinícius
Da esquerda para direita: chefe da Delegacia Executiva da PF, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira, presidente do TRF4, desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, assessora-chefe de segurança do CJF, delegada Fernanda Rocha Pacheco Santos, e diretor de Ensino da Brigada Militar, tenente coronel Marcos ViníciusAs atividades iniciais já foram ministradas pelo assessor de segurança Geovaldri Maciel LaitarttA abertura do evento ocorreu no recém inaugurado Auditório do Prédio Anexo da corte