JFSC | Institucional

Cejuscon de Florianópolis homologou 1.894 acordos entre janeiro e abril de 2021

06/05/2021 - 11h21
Atualizada em 06/05/2021 - 11h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal em Florianópolis contabilizou 1.894 acordos homologados por sentença e 1.971 perícias em consultórios médicos entre janeiro e abril de 2021, segundo relatório da unidade consolidado esta semana.

As sentenças homologadas se referem a processos de expurgos inflacionários da caderneta de poupança, seguro-desemprego, auxílio emergencial e outras matérias.

De acordo com o Cejuscon, o número de acordos homologados se deve a fatores como a otimização dos atos processuais e a parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), além do apoio da Direção do Foro da JFSC e a determinação dos servidores da unidade.

Para realização dos acordos relativos à poupança, o Cejuscon utilizou o canal do Fórum de Conciliação Virtual (FCV). “Ela é fundamental para a promoção das resoluções consensuais de conflitos de grandes demandas, não só em tempos de pandemia, mas em qualquer época, devido às vantagens que oferece, tais como: realização de acordos por meio virtual, praticidade para as partes e seus advogados, lançamento de atos processuais automáticos e economia aos cofres públicos”, informa o relatório da unidade.

“Quando há conhecimento prévio sobre a funcionalidade da ferramenta e o interesse prévio demonstrado pelas partes envolvidas no processo, a vantagem ainda é maior, sendo possível inclusive a realização do acordo no mesmo dia, em centenas de processos”, conclui o Cejuscon.