JFRS | Retratos da Administração

Evento homenageia ex-diretores do Foro

06/10/2022 - 11h37
Atualizada em 09/10/2022 - 07h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Uma tarde para relembrar bons projetos, exaltar a boa gestão administrativa e homenagear três ex-diretores do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS). O evento “Retratos da Administração”, realizado terça-feira (4/10), além de inaugurar as fotos da juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro e dos juízes federais Eduardo Tonetto Picarelli e Paulo Paim da Silva na Galeria de Diretores, foi um momento de conversar sobre as dificuldades e as realizações de conduzir, por dois anos, uma instituição que tem 82 varas federais distribuídas em 25 cidades-sedes, que também está em mais 16 municípios com as Unidades Avançadas de Atendimentos.

Na abertura do evento, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, fez questão de ressaltar a importância de registrar a passagem dos momentos históricos, e de preservar a história da instituição. “Fazemos cerimônias simples, mas significativas, homenageando as pessoas que se dedicaram ao trabalho na Direção do Foro e que representam as equipes que aqui passaram”, afirmou.

Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (SJRS), juiz federal Fábio Vitório Mattiello, que deu as boas vindas aos homenageados e convidados salientando que o evento é uma singela forma de dar o devido reconhecimento àqueles que dedicaram um período de suas carreiras à administração da Justiça Federal. “O fato de colocarmos na parede os retratos das pessoas que aqui passaram, significa mostrar o lado humano, pois as instituições são feitas de pessoas, e que as pessoas são importantes; não só quem está ali retratado, mas todas as pessoas que participaram da gestão”, declarou.

O evento se desenrolou no formato de um bate-papo descontraído, em que os homenageados falaram sobre as expectativas, os desafios, e as realizações de cada uma de suas gestões como diretores do Foro. Os participantes abordaram temas relacionados à administração da SJRS, como a gestão de pessoas, contratos e licitações, reduções orçamentárias, investimentos, projetos desenvolvidos, relações institucionais, entre outros.

O juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, que teve duas gestões como diretor do Foro, e que sempre foi um defensor da interiorização da Justiça, descreveu o nascimento da ideia das Unidades Avançadas de Atendimento, para que a Justiça Federal estivesse mais presente na vida do cidadão em todos os cantos do Estado. Ele relembrou, entre outros desafios, a redução drástica de gastos em sua segunda gestão. Picarelli destacou também um dos projetos desenvolvidos em sua gestão, o Justiça Inclusiva, que promove, mediante cooperação interinstitucional, a recuperação de dependentes químicos.

Já a juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro relatou, com bom humor, os desafios de renegociar contratos e das limitações nas nomeações de servidores impostas com o teto de gastos a partir de 2018. Ela refletiu sobre como o ser humano se supera nas crises: “às vezes precisamos de desafios e limitações para estimular nossos talentos”. A magistrada relembra, com carinho, projetos como “Futuridade”, que deu início às atuais políticas de gestão ambiental da JFRS, e “Portas para o Futuro”, programa de jovens aprendizes com adolescentes abrigados.

O juiz federal Paulo Paim da Silva, que teve metade de sua gestão marcada pela Pandemia da Covid-19, comentou que, apesar de todas as restrições sanitárias impostas, foi possível, graças ao uso da tecnologia, garantir a prestação jurisdicional, e que alguns projetos foram até alavancados pela necessidade, como o do cumprimento de Mandados por meio virtual, e o Sistema Digital de Atermação. O magistrado reafirmou que “o cargo de diretor do Foro é sempre 24/7, ou seja, é preciso estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”. Ele reforçou a importância da continuidade, tanto em termos de projeto de gestão quanto de equipe de trabalho, para colher bons resultados.

Os três ex-gestores destacaram a atuação dos servidores da área administrativa. “Sempre demonstraram muita vontade de fazer as coisas acontecerem”, destacou Silva. Cavalheiro pontuou que a Direção do Foro é muito grande e não seria possível fazer nada sozinho: “nenhum magistrado faz uma boa gestão sem uma boa assessoria dos servidores que estão à sua volta”. Para Picarelli, a SJRS possui um grupo de servidores e juízes extremamente qualificados, então o “papel do diretor do Foro é trazer as pessoas para perto de si, de modo que tenhamos uma grande quantidade de pessoas criando, desenvolvendo ideias, concretizando projetos”, concluiu.

Ao longo do evento, também foram exibidos vídeos com depoimentos de servidores que participaram diretamente em cada uma das gestões dos homenageados. A primeira parte da programação daquela tarde encerrou com uma apresentação trazendo imagens marcantes da trajetória de cada um dos homenageados. 

Um símbolo de memória e inspiração

O evento encerrou com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), José Néri da Silveira, doando sua toga para o Memorial da JFS. O diretor do Foro ressaltou que esta veste é uma inspiração para nossos servidores e magistrados.

O ministro afirmou que esta toga representa, não só o espírito da magistratura, mas é um símbolo “de uma saudade, de um lugar onde eu vivi, então com 35 anos, o início, os primórdios da minha vida de magistrado”.  

“Ela tem um sentido muito importante, quero entregá-la a Justiça Federal, onde eu comecei como juiz e a qual eu amo muito. Nunca deixei de acompanhar a evolução, o desenvolvimento da Seção Judiciária do RS. É uma instituição extraordinária pelo serviço que tem prestado a nação”, afirmou.

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


a foto mostra os três juízes e a juíza sentados em poltronas posicionadas no palco do auditório
Silva (E), Picarelli, Matttiello e Cavalheiro conversaram sobre a atuação como diretor do Foro
a foto mostra os três juízes e a juíza sentados em poltronas posicionadas no palco do auditórioa foto mostra o presidente falando ao microfonea foto mostra o ministro, ao lado do diretor do foro, perto da toga expostaa foto mostra diversas pessoas sentadas em cadeiras acompanhando o evento. no palco, estão os juízes homenageados sentados nas poltronas