Via Legal
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4


Justiça Federal vai aos cidadãos pela TV

O programa Via Legal é produzido pelo Centro de Produção de Programas da Justiça Federal para Televisão (CPJus), uma parceria entre o Conselho da Justiça Federal (CJF) e os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do país. Trata-se de uma revista eletrônica voltada à cobertura das ações da Justiça Federal (JF) em todo o Brasil. Cada edição reúne matérias feitas nas diferentes regiões, misturando sotaques diversos com um mesmo objetivo: aproximar o cidadão comum da realidade e do cotidiano desse ramo do Judiciário, utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento para explicar claramente conceitos de Direito e o funcionamento da JF ao público que não integra o meio jurídico.

As reportagens realizadas no Sul para o Via Legal são produzidas pela Comunicação Social do TRF da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, e pelo CPJus. O programa é finalizado na capital federal, onde são reunidas as matérias de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife e inseridos quadros sobre direitos dos cidadãos (Dica Legal) e termos jurídicos (Aprender Direito).

Sintonizado com a sociedade

O Via estreou em 15 de agosto de 2002 no canal TV Justiça - administrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) -, cujas transmissões haviam começado quatro dias antes. Em 14 de setembro, passou a ser veiculado também pelas televisões educativas de todo o Brasil. Ao completar cinco anos no ar, em agosto de 2007, mais de 250 programas já chegaram ao lar dos telespectadores.

Nesse período, o Via Legal teve sua qualidade reconhecida por meio de premiações importantes - como o Prêmio Vladimir Herzog, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, o Prêmio Imprensa Embratel, o 20º Prêmio de Direitos Humanos (RS), o Prêmio Fepam de Jornalismo (RS), o Prêmio AMB de Jornalismo e o Prêmio Brasil Cachaça de Jornalismo - e, especialmente, da credibilidade conquistada junto aos seus telespectadores. Esses resultados indicam que a produção está no rumo certo para consolidar uma comunicação pública realmente próxima dos interesses da sociedade.

Veja o conteúdo dos programas e as datas de exibição

Dias e horários em que o programa vai ao ar:

Na TV Justiça (Net, Sky e Directv)

Quarta-feira - 21h (inédito)

Domingo - 23h30min (reprise)

Segunda-feira - 7h30min (reprise)


Na redes TVE Brasil
  e TV Cultura/SP

(Cultura/SC, TVE/RS e Educativa/PR)

Sábado - 8h30min