SISTCON - BOLETIM 2º SEMESTRE/2020
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Durante o segundo semestre de 2020, o Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon) estabeleceu diversos acordos, iniciou tratativas de resolução dos processos envolvendo o Plano Collor I, e realizou variadas audiências online. Os trabalhos foram realizados de maneira virtual, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e a instituição do teletrabalho em primeiro e segundo graus. Ainda, em novembro, a desembargadora federal Taís Schilling Ferraz assumiu como coordenadora-geral da Conciliação da 4ª Região.
 

Auxílio emergencial

Devido à pandemia do novo coronavírus, a atuação se voltou à resolução de ações ajuizadas em virtude de negativas do auxílio emergencial. Assim, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscons) da 4ª Região conseguiram obter acordos para a solução dos problemas. Leia mais aqui.

 Acordos

Entre as ações sobre as quais foram fechados acordos, totais ou parciais, estão aquelas sobre a Retribuição de Adicional Variável, os processos envolvendo as carboníferas de Criciúma (SC) e outros sobre questões ambientais, além das demandas envolvendo o Plano Collor I. Leia mais aqui.

Audiências online

Em razão do regime de teletrabalho, foi priorizada a realização de audiências online, muitas delas coordenador pelo juiz auxiliar do Sistcon Marcelo Cardozo da Silva. Confira alguns exemplos aqui.

Encontros

O Conselho de Justiça Federal (CJF) e o Sistcon promoveram encontros virtuais com núcleos de conciliação e Cejuscons da 4ª Região para estabelecer um canal de comunicação entre os magistrados, servidores e conciliadores. Leia mais aqui.

Nova coordenação-geral

Com o final do mandato do desembargador federal Jorge Antonio Maurique em virtude de sua aposentadoria, a desembargadora federal Taís Schilling Ferraz foi eleita nova coordenadora-geral do Sistcon. Leia mais aqui.

Semana Nacional da Conciliação

De maneira totalmente virtual, a Semana Nacional da Conciliação 2020 contou com a participação de toda a região e obteve mais de 1,5 mil acordos. Leia mais aqui.