Portaria Nº 765/2020
Estabelece a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, especialmente aquelas inscritas no artigo 14, incisos XVII e XXI, do Regimento Interno deste Tribunal, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo 0006168-27.2020.4.04.8000, resolve:
Art. 1º Estabelecer formalmente a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas, concernente às atividades da Diretoria de Tecnologia da Informação, conforme dispõe o anexo desta portaria.
Parágrafo único. A Diretoria de Tecnologia da Informação deverá manter disponível e atualizada a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.
Documento assinado eletronicamente por Victor Luiz dos Santos Laus, Presidente, em 04/09/2020, às 21:01, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php informando o código verificador 5255940 e o código CRC FED31BB1.
METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
(artigo 1º, caput, da Portaria TRF4 nº 765/2020)
VERSÃO 1.0.
REFERÊNCIA: AGOSTO DE 2020
1. Identificação da Demanda
Objetivo:
• Entende-se por demanda qualquer solicitação encaminhada para a Diretoria de Tecnologia da Informação que envolva melhoria ou modificação de sistema ou criação de rotina/módulo/sistema novo.
• A identificação da demanda a ser desenvolvida será realizada pelo programador/analista do sistema e/ou pelo gestor da área do sistema.
Entrada:
• Projeto de sistemas.
• Central de Serviços da TI.
• Fórum de discussão.
• Processo administrativo.
• Coordenação do sistema.
• Reuniões.
Saída:
• Demanda identificada.
• Alinhamento da demanda com o Planejamento Estratégico.
Quem participa:
• Gestor da área do sistema.
• Área de negócio/interessada.
• Analista/Técnico de TI.
2. Realização de Reunião com a Área Negocial
• Fazer levantamento dos requisitos de negócio com a área de negócio.
• Definição do escopo da demanda, o que será atendido e o que não será abrangido.
• Lista de especificação de requisitos de negócio.
• Protótipos de telas.
• Área de negócio.
3. Realização do Planejamento Inicial da Demanda
• Identificar macroatividades e recursos necessários para a demanda.
• Estabelecer cronograma inicial e planejamento das entregas.
• Realizar Análise de Riscos.
• RDM/Análise de Riscos.
4. Submeter à Comissão de Mudanças
• Formalizar, junto à Comissão de Mudanças, a demanda a ser atendida, para análise, e possíveis críticas.
• Dispensam-se da submissão à Comissão de Mudanças aquelas categorizadas como simples (critérios definidos pela Comissão de Mudança, nos termos da Instrução Normativa TRF4 nº 38/2018).
• RDM (requisição de mudança).
• RDM avaliada.
• Comissão de Mudanças.
5. Detalhamento das Atividades que Compõem a Demanda
• Identificar e ordenar todas as atividades e recursos necessários para executar a demanda proposta.
• Lista de Atividades a serem realizadas.
• Detalhamento das atividades a serem realizadas.
• Cronograma de desenvolvimento.
• Definição da Estratégia de Testes.
• Estratégia de Homologação.
• Estratégia de Implantação.
• Recursos necessários: contratações, orçamento.
• Plano de rollback.
6. Realização de Reuniões Internas Periódicas
• Realizar reuniões rápidas com a equipe, a fim de nivelar conhecimento sobre o desenvolvimento da demanda.
• Identificar entraves e problemas para execução do desenvolvimento.
• Realizar ajustes às decisões de projeto.
7. Análise e Modelagem
• Traduzir os requisitos identificados para artefatos que permitam a sua validação, documentação e implementação.
• Identificar o conjunto de elementos de software envolvidos (classes, scripts, telas etc.).
• Especificar as regras de negócio que devem ser aplicadas em cada elemento de software.
• Elaborar o modelo de dados (tabelas, índices, integridade referencial, auditoria etc.).
• Requisitos identificados nas reuniões.
• Protótipos de telas revisados.
• Modelo de dados.
• Regras de negócio.
• Pedidos na Central de Pedidos.
8. Desenvolvimento
• Realizar a codificação da demanda especificada.
• Manter controle de versões na plataforma GIT.
• Pedidos da Central de Pedidos.
• Demanda codificada.
• Documentação em código do sistema.
• Analista/Técnico de TI
9. Teste
• Realizar testes de acordo com a estratégia de teste definida antes da demanda codificada ir para homologação (testes funcionais, testes de integração, testes de caixa preta, testes de performance e carga, testes exploratórios, entre outros).
• Definição da estratégia de testes.
• Estratégia de testes executada podendo resultar em:
- Demandas verificadas e aprovadas;
- Demandas retornadas ao desenvolvimento.
10. Homologação
• Montar ambiente de homologação para a área de negócios, para ambientação ao sistema e eventuais questões que restarem.
• Demanda verificada e aprovada.
• Demanda a ser implantada.
11. Gerenciamento de Comunicações
• Definir estratégia de comunicação para avisar todos os impactados pela implantação da demanda.
• Plano de comunicação da implantação (com definição de público-alvo e meio de comunicação).
12. Implantação
• Acrescentar ao sistema em produção a demanda codificada, observando-se, em produção, eventuais efeitos colaterais dessa mudança.
• Demanda implantada.
13. Reunião de Revisão
• Apresentação da demanda implantada ao solicitante.
• Avaliação com o solicitante do que foi entregue.
• Aceite da demanda.
• Repasse de tecnologia para as áreas fins.
• Registro de lições aprendidas.