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Diário Eletrônico

DIÁRIO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO
Ano XV - nº 240 - Porto Alegre, quarta-feira, 09 de setembro de 2020

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

PUBLICAÇÕES ADMINISTRATIVAS



ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO


SEI/TRF4 - 5255940 - Portaria

Portaria Nº 765/2020

Estabelece a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas no âmbito do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, especialmente aquelas inscritas no artigo 14, incisos XVII e XXI, do Regimento Interno deste Tribunal, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo 0006168-27.2020.4.04.8000, resolve:

Art. 1º Estabelecer formalmente a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas, concernente às atividades da Diretoria de Tecnologia da Informação, conforme dispõe o anexo desta portaria.

Parágrafo único. A Diretoria de Tecnologia da Informação deverá manter disponível e atualizada a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Victor Luiz dos Santos Laus, Presidente, em 04/09/2020, às 21:01, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php informando o código verificador 5255940 e o código CRC FED31BB1.



METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

(artigo 1º, caput, da Portaria TRF4 nº 765/2020)

VERSÃO 1.0.

REFERÊNCIA: AGOSTO DE 2020

1. Identificação da Demanda

Objetivo:

• Entende-se por demanda qualquer solicitação encaminhada para a Diretoria de Tecnologia da Informação que envolva melhoria ou modificação de sistema ou criação de rotina/módulo/sistema novo.

• A identificação da demanda a ser desenvolvida será realizada pelo programador/analista do sistema e/ou pelo gestor da área do sistema.

Entrada:

• Projeto de sistemas.

• Central de Serviços da TI.

• Fórum de discussão.

• Processo administrativo.

• Coordenação do sistema.

• Reuniões.

Saída:

• Demanda identificada.

• Alinhamento da demanda com o Planejamento Estratégico.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Área de negócio/interessada.

• Analista/Técnico de TI.

2. Realização de Reunião com a Área Negocial

Objetivo:

• Fazer levantamento dos requisitos de negócio com a área de negócio.

• Definição do escopo da demanda, o que será atendido e o que não será abrangido.

Entrada:

• Demanda identificada.

Saída:

• Lista de especificação de requisitos de negócio.

• Protótipos de telas.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Área de negócio.

• Analista/Técnico de TI.

3. Realização do Planejamento Inicial da Demanda

Objetivo:

• Identificar macroatividades e recursos necessários para a demanda.

• Estabelecer cronograma inicial e planejamento das entregas.

• Realizar Análise de Riscos.

Entrada:

• Lista de especificação de requisitos de negócio.

Saída:

• RDM/Análise de Riscos.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

4. Submeter à Comissão de Mudanças

Objetivo:

• Formalizar, junto à Comissão de Mudanças, a demanda a ser atendida, para análise, e possíveis críticas.

• Dispensam-se da submissão à Comissão de Mudanças aquelas categorizadas como simples (critérios definidos pela Comissão de Mudança, nos termos da Instrução Normativa TRF4 nº 38/2018).

Entrada:

• RDM (requisição de mudança).

Saída:

• RDM avaliada.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Comissão de Mudanças.

5. Detalhamento das Atividades que Compõem a Demanda

Objetivo:

• Identificar e ordenar todas as atividades e recursos necessários para executar a demanda proposta.

Entrada:

• RDM avaliada.

• Lista de Atividades a serem realizadas.

Saída:

• Detalhamento das atividades a serem realizadas.

• Cronograma de desenvolvimento.

• Definição da Estratégia de Testes.

• Estratégia de Homologação.

• Estratégia de Implantação.

• Recursos necessários: contratações, orçamento.

• Plano de rollback.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

6. Realização de Reuniões Internas Periódicas

Objetivo:

• Realizar reuniões rápidas com a equipe, a fim de nivelar conhecimento sobre o desenvolvimento da demanda.

• Identificar entraves e problemas para execução do desenvolvimento.

• Realizar ajustes às decisões de projeto.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

7. Análise e Modelagem

Objetivo:

• Traduzir os requisitos identificados para artefatos que permitam a sua validação, documentação e implementação.

• Identificar o conjunto de elementos de software envolvidos (classes, scripts, telas etc.).

• Especificar as regras de negócio que devem ser aplicadas em cada elemento de software.

• Elaborar o modelo de dados (tabelas, índices, integridade referencial, auditoria etc.).

Entrada:

• Requisitos identificados nas reuniões.

• Protótipos de telas.

Saída:

• Protótipos de telas revisados.

• Modelo de dados.

• Regras de negócio.

• Pedidos na Central de Pedidos.

Quem participa:

• Analista/Técnico de TI.

8. Desenvolvimento

Objetivo:

• Realizar a codificação da demanda especificada.

• Manter controle de versões na plataforma GIT.

Entrada:

• Detalhamento das atividades a serem realizadas.

• Pedidos da Central de Pedidos.

• Protótipos de telas revisados.

• Modelo de dados.

• Regras de negócio.

Saída:

• Demanda codificada.

• Documentação em código do sistema.

Quem participa:

• Analista/Técnico de TI

9. Teste

Objetivo:

• Realizar testes de acordo com a estratégia de teste definida antes da demanda codificada ir para homologação (testes funcionais, testes de integração, testes de caixa preta, testes de performance e carga, testes exploratórios, entre outros).

Entrada:

• Demanda codificada.

• Definição da estratégia de testes.

Saída:

• Estratégia de testes executada podendo resultar em:

- Demandas verificadas e aprovadas;

- Demandas retornadas ao desenvolvimento.

Quem participa:

• Analista/Técnico de TI.

10. Homologação

Objetivo:

• Montar ambiente de homologação para a área de negócios, para ambientação ao sistema e eventuais questões que restarem.

Entrada:

• Demanda verificada e aprovada.

Saída:

• Demanda a ser implantada.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

• Área de negócio.

11. Gerenciamento de Comunicações

Objetivo:

• Definir estratégia de comunicação para avisar todos os impactados pela implantação da demanda.

Entrada:

• Demanda a ser implantada.

Saída:

• Plano de comunicação da implantação (com definição de público-alvo e meio de comunicação).

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

• Área de negócio.

12. Implantação

Objetivo:

• Acrescentar ao sistema em produção a demanda codificada, observando-se, em produção, eventuais efeitos colaterais dessa mudança.

Entrada:

• Demanda a ser implantada.

Plano de rollback.

Saída:

• Demanda implantada.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

13. Reunião de Revisão

Objetivo:

• Apresentação da demanda implantada ao solicitante.

Entrada:

• Demanda implantada.

• Lista de especificação de requisitos de negócio.

Saída:

• Avaliação com o solicitante do que foi entregue.

• Aceite da demanda.

• Repasse de tecnologia para as áreas fins.

• Registro de lições aprendidas.

Quem participa:

• Gestor da área do sistema.

• Analista/Técnico de TI.

• Área de negócio.