Índice Página inicial

2006


Fatos do Judiciário Federal
da 4ª Região

09 de janeiro - Início do Ano Judiciário

Em decorrência das modificações oriundas da Emenda Constitucional nº 45, as atividades que marcaram o início do Ano Judiciário aconteceram no mês de janeiro, com a realização da primeira sessão do Pleno. Neste período, anteriormente, ocorriam as férias coletivas dos Desembargadores.
Clique na foto para
ampliá-la
10 de janeiro - Instalação de novas Turmas Recursais dos JEFs
Foram instaladas novas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro respectivamente. Desta forma, em cada Estado instalou-se a 2ª Turma Recursal.
27 de janeiro - Edital de Eliminação de Autos Findos Judiciais
Dando prosseguimento às atividades relacionadas à Gestão Documental, em 27/01/2006, foi publicado o III Edital de Eliminação de Autos Findos Judiciais e II Edital de Eliminação de Precatórios com a participação das Seções do RS e SC.
16 de fevereiro - Pesquisa em Jurisprudência
Para otimizar a pesquisa de Jurisprudência, o TRF da 4ª Região implantou nova ferramenta de pesquisa, desenvolvida em conjunto pela Diretoria de Informática e Coordenadoria de Documentação. Com esta ferramenta, tornou-se possível ter acesso imediato ao inteiro teor dos acórdãos pesquisados e a um texto formatado.
Clique na foto para
ampliá-la
16 a 18 de março - Planejamento Estratégico dos JEFs da Região Sul
Após a realização do II Encontro dos JEFs, realizado no TRF e que contou com palestrantes como os Ministros do STJ, Ruy Rosado de Aguiar Junior e Gilson Dipp, foi aprovado o texto do Planejamento Estratégico dos JEFs. Este planejamento definiu, pela primeira vez, as diretrizes estratégicas, metas, projetos, ações e indicadores, que objetivam atingir eficiência e eficácia das decisões judiciais.
09 de abril - Festa de Páscoa na Vila Chocolatão

As crianças da Vila Chocolatão, localizada ao lado da sede do TRF da 4ª Região, foram prestigiadas com a distribuição de caixas de bombons e lanches. A atividade foi organizada pelo Tribunal com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e faz parte do Projeto de Inclusão Social da Vila Chocolatão, desenvolvido pela Presidência desta Corte.
Clique na foto para
ampliá-la
Clique na foto para
ampliá-la
18 de abril - Aposentadoria de Desembargador
Foi publicado em 17 de abril o decreto que concedeu aposentadoria ao Desembargador Federal Wellington Mendes de Almeida. O Magistrado integrava o Tribunal Regional Federal da 4ª Região desde 2001.
26 de abril - Edital de Eliminação de Autos Judiciais Findos
Nesta data foi disponibilizado, no site do TRF da 4ª Região, o IV Edital de Ciência de Eliminação de Autos Judiciais Findos e o III Edital de Ciência de Eliminação de Documentos Avulsos e Precatórios. Os editais foram publicados no dia 17 de abril no Diário de Justiça da União.
03 de maio - Aposentadoria de Desembargador

Foi publicado em 03 de maio o Decreto que concedeu aposentadoria ao Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas, ex-Presidente do TRF da 4ª Região. O Desembargador atuou nas Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul e do Paraná até 1991, quando foi promovido a Desembargador Federal deste Tribunal.
Clique na foto para
ampliá-la
Clique na foto para
ampliá-la
08 de maio - Posse de Juízes Federais Substitutos
O Presidente do TRF 4ª Região, Desembargador Nylson Paim de Abreu, em solenidade realizada no Plenário da Corte, empossou, nesta data, 37 novos Juízes Federais Substitutos que vão atuar em Varas da Justiça Federal localizadas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Desembargador Federal Luiz Carlos de Castro Lugon, Presidente da Comissão Examinadora do XII Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, proferiu discurso saudando os novos magistrados, em nome do Tribunal.
19 de maio - Instalação de Vara Federal
Nesta data, o TRF da 4ª Região instalou a Vara Federal de Laguna (SC), tornando-se assim a primeira deste município e a 41ª da Justiça Federal em Santa Catarina (JF/SC). A nova unidade tem jurisdição sobre os municípios de Garopaba, Imaruí e Imbituba, além da sede. Estes municípios passaram a não ser mais vinculados às Subseções Judiciárias de Florianópolis ou Tubarão.
23 de maio - Galeria de Fotos dos Desembargadores

Foi inaugurada a Galeria de Fotos dos Desembargadores Federais do TRF da 4ª Região. O ex-Presidente do TRF e atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teori Albino Zavascki, e o Desembargador Federal Luís Alberto D'Azevedo Aurvalle, o mais novo Magistrado da Corte, descerraram a fita, abrindo ao público o novo espaço do Tribunal. Na Galeria estão expostas as fotos de todos os Desembargadores que compõem e dos que já compuseram o Tribunal desde a instalação do Órgão, em 30 de março de 1989.
Clique na foto para
ampliá-la
24 de maio - Novas instalações de Vara Federal
Foi inaugurada oficialmente em 22 de maio a nova sede da Justiça Federal de Pelotas (RS). O novo foro proporciona a unificação da Justiça no município, que anteriormente encontrava-se fragmentado em duas sedes.
Clique na foto para
ampliá-la
26 de maio - Assinatura de contrato de cessão de terreno
A Presidente em exercício do Tribunal, Desembargadora Federal Maria Lúcia Luz Leiria, juntamente com o Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e a Secretária Nacional do Patrimônio da União, Alexandra Reschke assinaram Contrato de Cessão do terreno da União onde serão assentados os moradores da Vila Chocolatão. O "Projeto de Inclusão Social da Vila Chocolatão" foi desenvolvido pelo Tribunal em conjunto com outros Órgãos Públicos e prevê a construção de moradias, de uma unidade de reciclagem e de uma creche.
31 maio - Posse de Novos Dirigentes

Em vista da aposentadoria do Desembargador Federal Nylson Paim de Abreu, a Vice-Presidente, Desembargadora Federal Maria Lúcia Luz Leiria, assumiu a Presidência da Corte. Na mesma Sessão Plenária também foi eleito o Desembargador Federal Amaury Chaves de Athayde como Vice-Presidente do Tribunal. Nesta ocasião, a Desembargadora Maria Lúcia tornou-se a segunda mulher a ocupar a Presidência desde a instalação do TRF, em 1989. A primeira foi a atual Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet, que presidiu o Tribunal entre 1997 e 1999.
Clique na foto para
ampliá-la
Clique na foto para
ampliá-la
02 de junho - Aposentadoria de Desembargador
Nesta data foi publicada no Diário Oficial da União a aposentadoria do Desembargador Federal Nylson Paim de Abreu, ex-Presidente do TRF da 4ª Região, durante o período de junho de 2005 a maio de 2006. O Decreto concedendo o benefício foi assinado em 1º de junho pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
23 de junho - Pregão Eletrônico
Foi realizado nesta data, pela Divisão de Licitações e Contratos do Tribunal, o primeiro Pregão Eletrônico. A iniciativa atendeu ao objetivo de facilitar a compra de bens e serviços comuns, permitindo a participação de empresas de qualquer local do país via Internet.
27 de junho - Alteração das Turmas Suplementares
A estrutura das Turmas Suplementares, criadas em agosto de 2005 para acelerar o julgamento de processos previdenciários e administrativos, foi alterada. Com esta alteração a 1ª Turma Suplementar foi extinta, uma vez que julgou a quase totalidade dos processos a ela distribuídos. Além disto, a 2ª Turma Suplementar passou a denominar-se Turma Suplementar.
5 e 6 de junho - Ciclo de Palestras
A Justiça Federal do Paraná, a Emagis e a Esmafe promoveram, em Curitiba, o III Ciclo de Palestras de Processo Civil "A Justiça Federal e o Processo Civil", no qual a Presidente do TRF4, Desembargadora Federal Maria Lúcia Luz Leira encerrou o evento palestrando sobre o tema "O juízo de Admissibilidade Recursal". Também estiveram presentes juristas como Ada Pelegrini Grinover, Jorge Luis Celmon de Passos e Sérgio Cruz Arenhart.
14 de agosto - Cerimônia de Posse

O Juiz Federal Joel Ilan Paciornik tomou posse como Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em virtude da aposentadoria do Desembargador Wellington Mendes de Almeida.
Clique na foto para
ampliá-la
Clique na foto para
ampliá-la
17 e 18 de agosto - Seminário
A Emagis organizou, no Plenário do TRF4, o "II Seminário de Processo Civil: as Reformas Processuais" com o propósito de discutir as últimas alterações do Código de Processo Civil.
14 e 15 de setembro - Seminário
A Emagis promoveu em Curitiba, na Sessão Judiciária do Paraná, o "Seminário sobre as regras de aposentadoria de magistrados e servidores públicos". Iniciando com a palestra "O Servidor Público frente às Reformas da Previdência", sucederam-se nos dois dias do evento os painéis: "A Aposentadoria Voluntária e as Regras de Transição, Fundo de Previdência Complementar"; "Aposentadoria por Invalidez e Compulsória, Acumulação de Benefícios e Pensão por Morte nos Regimes Próprios de Previdência Social" e "Contagem Recíproca do Tempo de Contribuição e Aspectos Atuais", ficando a palestra "Perspectivas para a Previdência Social dos Servidores Públicos", para o desfecho do seminário.
28 a 29 de setembro - Mutirão de conciliação da BR-101
Neste período, na cidade de Osório, a Justiça Federal da 4ª Região promoveu audiências de conciliação com os proprietários de terras com ações de desapropriação devido às obras de duplicação da BR101. Nos meses seguintes, mais dois eventos (23 a 26 de outubro e de 29 a 30 de novembro), agora realizados na cidade de Torres; resultando em 328 acordos, do total de 339 audiências finalizadas.
28 a 29 de setembro - Seminário
No auditório do TRF4 a Emagis realizou o "Seminário Direitos Fundamentais e Ciências Sociais: as políticas e as questões jurídicas da assistência social, da redistribuição de renda e das ações afirmativas no Brasil contemporâneo". A projeção do documentário "Uma História Severina" seguida de um debate com a co-diretora, Débora Diniz, da UnB (Univ. de Brasília) encerraram o evento.
9 de outubro - Cerimônia de Posse

O Juiz Federal Rômulo Pizzolatti tomou posse como Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em razão da aposentadoria do Desembargador Vladimir Passos de Freitas.
Clique na foto para
ampliá-la
30 de outubro - Novo portal da 4ª Região na internet
Unificando o acesso via internet para o Tribunal e as Sessões Judiciárias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, o renovado portal da 4ª Região permitirá que diversos serviços, inclusive a consulta processual sejam consultados no mesmo endereço pelo internauta. Além disso, a uniformidade de padrão visual conferirá mais facilidade e clareza na rápida obtenção das informações desejadas.
Clique na foto para
ampliá-la
31 de outubro - Diário eletrônico
O TRF4 intituiu pela Resolução 70/2006 a publicação eletrônica dos atos judiciais e administrativos na internet para a 4ª Região, que gradativamente substituirá a versão impressa até então utilizada. Tal medida visa a racionalização de procedimentos e maior eficiência na execução dos serviços judiciários, o que se traduz em significativa economia de recursos públicos e maior rapidez no atendimento às partes.
30 de novembro - Instalação de Vara Federal
Inaugurada a Vara Federal e Juizado Especial Federal Adjunto de Santiago/RS.
4 a 8 de dezembro - Semana da Conciliação

Integrando o Movimento Nacional pela Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito da 4ª Região, foram realizadas 2.567 audiências, em diversas Varas Federais e Juizados Especiais Federais, resultando em 1.554 acordos, ou seja, 66% de processos conciliados.
Clique na foto para
ampliá-la
Clique na foto para
ampliá-la
11 de dezembro - Cerimônia de Posse
O Juiz Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira tomou posse como Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em razão da aposentadoria do Desembargador Nylson Paim de Abreu.


 

Contatos: Divisão de Informação e Memória Institucional do TRF da 4ª Região
(dimi@trf4.gov.br)