Saúde mental é tema de palestra para servidores da JFPR
Atualizada em 24/09/2024 - 17h05
Tudo pode mudar a partir de uma boa conversa! Esse é um dos caminhos indicados pelo médico psiquiatra Raffael Massuda, durante a palestra sobre saúde mental proferida no auditório da Justiça Federal do Paraná nesta quinta-feira (19).
A iniciativa faz parte do Projeto EntreNós, Programa de Formação Continuada em Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação. O evento foi realizado em parceria com o Setor de Saúde da SJPR, por ocasião do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.
O psiquiatra salientou que dar oportunidade para uma pessoa falar sobre seus problemas e angústias é fator protetivo para a saúde mental. “Ninguém escolhe ter depressão, por exemplo, mas é possível escolher o que fazer com a doença”, argumentou o médico.
Dados apresentados pelo palestrante mostram que 90% dos suicídios registrados estão associados à doença mental.
Apesar de os sinais serem silenciosos é possível perceber algumas alterações no comportamento. O aumento do consumo do cigarro, álcool ou drogas, por exemplo, é um dos sintomas de que algo não vai bem. Dores, sofrimentos inexplicáveis, irritação, falta de energia, cansaço, choro, isolamento são outros indicativos para buscar ajuda.
Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos, contribuem para reduzir os riscos de uma doença mental. Criar ambientes positivos no local de trabalho e promover ações para discutir o tema são outras indicações do médico que atua no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
O diretor do Núcleo de Saúde da JFPR, dr. Allan Berno Carvalho, aproveitou o momento para falar sobre o questionário de avaliação de saúde mental que está sendo aplicado no momento em que os servidores fazem os exames periódicos. Carvalho frisou que as informações são sigilosas e preservadas pelo Núcleo.
A juíza federal Sayonara Gonçalves da Silva Mattos, integrante da Comissão de enfrentamento ao Assédio, reforçou que a Justiça Federal possui, em vários setores, pessoas preparadas para receber quem precisar de apoio, como o projeto “Te Escuto!”. Para usar o serviço basta acessar o link https://cal.com/teescuto/agendamento.
notícias relacionadas
-
TRF4TRF4 | Um ano de Ouvidoria da Mulher do TRF4Ações do Judiciário no combate à violência contra a mulher é tema de palestra comemorativa03/10/2024 - 18:30
-
JFRSJFRS | MESOTELIOMAUFRGS é condenada a indenizar em R$ 100 mil família de professor que morreu de câncer causado por amianto03/10/2024 - 18:08
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | HomenagemTRF4 inaugura Galeria de Ouvidores e Ouvidoras03/10/2024 - 15:03
-
JFRSJFRS | score negativoMicroempreendedora tem pedido para concessão de crédito Pronampe negado02/10/2024 - 23:43
-
TRF4TRF4 | Experiência didáticaEscola de Direito da PUCRS recebe sessão de julgamento da 6ª Turma do TRF402/10/2024 - 18:04