Índice Página inicial

2003


Fatos do Judiciário Federal
da 4ª Região


3 de fevereiro - Cerimônia de posse
O Procurador da República Victor Luiz dos Santos Laus tomou posse como desembargador do Tribunal. O novo integrante da Corte assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do Desembargador Federal Amir José Finocchiaro Sarti.
Clique na foto para ampliá-la
4 de fevereiro - Pauta virtual
A 3ª Turma do Tribunal utilizou, na sua primeira sessão na nova sede, o sistema de pauta virtual, possibilitando aos participantes lerem, simultaneamente, em formato digital, os relatórios e votos em julgamento.
28 de fevereiro - Cerimônia de posse

A Desembargadora Federal Maria Lúcia Luz Leiria foi empossada na direção da Escola de Magistratura. No Conselho Consultivo foram empossados os Desembargadores Luiz Carlos de Castro Lugon e Maria de Fátima Freitas Labarrère.
Clique na foto
para ampliá-la
8 de março - Homenagem ao Dia da Mulher
Clique na foto para ampliá-la
26 de março - Homenagem

O Tribunal homenageou o Desembargador Federal aposentado Amir José Finocchiaro Sarti.
Clique na foto para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la
22 de abril - Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O espaço de notícias na rede interna do Tribunal Regional Federal da 4ª Região foi considerado o melhor do país no âmbito do Judiciário e do Ministério Público. A Assessoria de Comunicação Social (ACS) do Tribunal recebeu o prêmio na categoria Intranet com o projeto "Informação, agilidade e economia."
23 de abril - Espaço de Artes

O Tribunal inaugurou, na nova sede, um espaço destinado a exposições, eventos jurídicos e literários localizado no saguão do prédio. A mostra fotográfica que abriu o espaço foi "Resgate da Cidadania" (realizada pelo Grupo 35 mm).
Clique na foto para ampliá-la
2 de maio - Pesquisa de satisfação
A Diretoria-Geral divulgou pesquisa sobre os serviços que apontou um índice de 93,8% de usuários totalmente satisfeitos com o atendimento do Tribunal.
8 de maio - Cerimônia de posse
O Desembargador Federal Teori Zavascki foi empossado como ministro do STJ. O Vice-Presidente do TRF4, Desembargador Federal Nylson Paim de Abreu, passou a responder pela Presidência da Corte até ser efetivamente confirmado neste cargo na sessão do dia 12 de maio, que também elegeu o Desembargador Federal Vilson Darós como novo Vice-Presidente até o término desta gestão.
Clique na foto para ampliá-la
9 de maio - Dia das Mães
A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal da 4ª Região promoveu homenagem às mães em evento alusivo ao seu dia. Foi inaugurada a exposição "O Tempo da Delicadeza", com fotos de servidoras do Tribunal e seus filhos.
12 e 13 de maio - Seminário

O Workshop Juizados Especiais Federais, edição RS, reuniu 39 magistrados com o objetivo de debater a atuação desses órgãos no RS.
Clique na foto
para ampliá-la
14 de maio - Inauguração de sede
Foi inaugurada a nova sede da Circunscrição Judiciária de Lages (SC).
Clique na foto para ampliá-la
23 de maio - Jornada "O Novo Código Civil e a Justiça Federal"
O evento foi realizado na sede do Tribunal contando com a presença do jurista Miguel Reale que proferiu a conferência inaugural com o tema: "A Parte Geral do Novo Código Civil".
9 de junho - Inauguração de vara federal
Foi inaugurada em Porto Alegre, a primeira Vara Federal do País especializada em crimes de lavagem de dinheiro.
12 de junho - Inauguração de vara federal
Foi inaugurada em Curitiba, a segunda Vara Federal do Brasil especializada em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro.
16 de junho - Inauguração de vara federal
Foi inaugurada em Florianópolis, a terceira Vara Federal do Brasil, especializada em crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro.
23 de junho - Posse de novos dirigentes

O Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas foi empossado Presidente do Tribunal. Os Desembargadores Federais Marga Inge Barth Tessler e Vilson Darós foram empossados Vice-Presidente e Corregedor-Geral, respectivamente.
Clique na foto para ampliá-la
8 de julho - Processo eletrônico
Foi implantado o sistema de processos eletrônicos no Juizado Especial Federal de Londrina - PR.
15 de julho - Processo eletrônico
Foi implantado o sistema de processos eletrônicos no Juizado Especial Federal de Florianópolis - SC.
16 de julho - Processo eletrônico
Foi implantado o sistema de processos eletrônicos no Juizado Especial Federal de Blumenau - SC.
28 de julho - Processo eletrônico
Foi implantado no Juizado Especial Federal Cível de Rio Grande o processo eletrônico.
4 de agosto - Videoconferência
Foi inaugurado o sistema de videoconferência na Justiça Federal da 4ª Região. Foi a primeira vez que quinze juízes federais realizaram uma sessão oficial à distância, utilizando esse tipo de tecnologia.
6 de agosto - Cerimônia de posse
O Desembargador Federal Tadaaqui Hirose assumiu a Coordenação-Geral dos Juizados Especiais Federais na Região Sul, em substituição ao Desembargador Federal Vilson Darós.
Clique na foto
para ampliá-la
8 de agosto - Ciclo de palestras
Evento "Conhecendo a Justiça Federal" foi realizado no auditório do Tribunal, ocasião em que foram realizadas palestras abordando temas como direito ambiental, direito previdenciário, lavagem de dinheiro, profissões jurídicas e direito das minorias.
8 de agosto - Doação

Os alimentos arrecadados durante o ciclo de palestras "Conhecendo a Justiça Federal" foram doados ao programa Fome Zero.
Clique na foto
para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la
29 de agosto - Jornada no TRF debateu Direito Previdenciário
O evento foi promovido pelo Tribunal, Emagis e Esmafe, sendo realizado no auditório da Corte em Porto Alegre.
11 de setembro - Papel não-clorado
Na data foi assinada pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas, a Portaria n.145 que estabeleceu a adoção progressiva do papel não-clorado na Corte.
20 de setembro - Caxias do Sul
Justiça Federal de Caxias do Sul completa 10 anos.
26 de setembro - Doação

O presidente do TRF da 4ª Região, o Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas e o Grupo Atividade, formado por desembargadores e servidores aposentados, entregou ao Hospital Espírita de Porto Alegre o material arrecadado durante a campanha de doações realizada na Corte.
Clique na foto para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la
6 a 8 de outubro - Oficina da Gestão Documental
O evento reuniu representantes da área de documentação do Tribunal e das seções judiciárias com o objetivo de discutir as questões legais e técnicas relativas à administração dos acervos de documentos judiciais e administrativos.
16 de outubro - Auxílio ao Próximo
Assinada pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas, a Portaria n. 147, de constituição da Comissão de gerenciamento do fundo destinado à ação social Auxílio ao Próximo, com o objetivo de proporcionar novos horizontes aos trabalhadores terceirizados da Corte.
6 de novembro - Dialogando para promover a cultura

O cardiologista Fernando Lucchese foi o primeiro entrevistado do projeto do TRF4 "Dialogando para promover a cultura". A Desembargadora Federal aposentada Tânia Escobar foi a anfitriã, que possibilitou a servidores e magistrados conhecer um pouco mais da trajetória deste conhecido médico e difusor da saúde na comunidade.
Clique na foto
para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la
7 de novembro - Jornada de Direito Constitucional e Tributário
A jornada ocorreu no plenário do Tribunal. A abertura foi feita pelo ministro Teori Albino Zavascki.
10 a 14 de novembro - XI Semana da Saúde, IV Semana da Qualidade e I Mostra de Enfermagem

Clique na foto
para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la
24 e 25 de novembro - II Jornada de Direito Civil
O evento que ocorreu no plenário do Tribunal foi coordenado pelo ministro aposentado do STJ Ruy Rosado e pelo professor de Direito do Centro Universitário de Brasília Paulo Roberto Roque Antônio Khouri. A abertura da II Jornada, teve a participação do vice-presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Edson Vidigal, do Coordenador-Geral da Justiça Federal e Diretor do CEJ/CJF, Ministro Ari Pargendler, do Presidente do TRF 4ª Região,o Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas, e da diretora da Escola da Magistratura (Emagis) do TRF, Desembargadora Federal Maria Lúcia Luz Leiria.
24 a 27 de novembro - Audiências de Conciliação
Realizadas, no Tribunal, audiências de conciliação em processos que discutem questões relativas ao valor do saldo devedor e ao reajuste de parcelas em sessenta contratos do Sistema Financeiro de Habitação. As audiências foram conduzidas pelos juízes federais Taís Schilling Ferraz, Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Erivaldo Ribeiro dos Santos.
3 a 5 de dezembro - V Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade do Poder Judiciário

Realizado em Florianópolis, o evento foi promovido pelo Tribunal e pela Justiça Federal de SC com apoio do Conselho de Justiça Federal (CJF) e do Instituto dos Juízes Federais de Santa Catarina (Ijufe).
Clique na foto
para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la
4 de dezembro - Dialogando para promover a cultura
O advogado criminalista Lia Pires foi o segundo entrevistado do projeto "Dialogando para promover a cultura". O Desembargador Federal José Luiz Borges Germano da Silva conduziu a entrevista, além de formular as perguntas do auditório, possibilitando aos presentes constatar a intensidade da paixão de Lia Pires pela advocacia.
9 de dezembro - Instalação de vara federal
12 de dezembro - Instalação de vara federal



Contatos: Divisão de Informação e Memória Institucional do TRF da 4ª Região
(dimi@trf4.gov.br)