


30/12/2020
A Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi pioneira na Justiça Federal do Brasil ao lançar, em abril de 2009, o projeto EaD|Emagis, criado por servidores da própria equipe e focado no ensino a distância (EaD).
Desde então, atuava de forma híbrida, alternando cursos nessa plataforma virtual com atividades presenciais de educação. Porém, quando a pandemia de Covid-19 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março, chegou com força ao país e provocou o cancelamento de reuniões de formação que já estavam programadas para ambiente físico, a Escola precisou replanejar seu calendário e migrar 100% dos seus eventos para o meio digital, após os dois que já haviam sido realizados na modalidade presencial em 2020, no começo daquele mês.
A edição do dia 25 de agosto de 2020 do Diário Oficial da União traz a nomeação da juíza federal Taís Schilling Ferraz, por merecimento, para o cargo de desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em virtude da aposentadoria do desembargador federal Jorge Antonio Maurique. O ato fora assinado dia 24 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
No Mundial do Meio Ambiente, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) comemorava o esforço conjunto de magistrados, servidores e estagiários para que, em dez anos, o consumo de papel tivesse sido reduzido de 12 mil a duas mil resmas (pacotes de 500 folhas) por ano. Isso representava uma diminuição de 83%. Só em 2019, a economia no consumo fora de 25% em relação ao ano anterior.
Ocorria por meio de webconferência a primeira sessão telepresencial do TRF4. Na oportunidade era lançado o Escrutínio Eletrônico, plataforma pioneira de votação desenvolvida dentro do sistema SEI Julgar para superar obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19.
Neste dia era comemorado, pela primeira vez, o Dia da Memória do Poder Judiciário brasileiro. Essa data fora estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 316/2020. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) participa da celebração nacional da história das instituições judiciárias do país com o lançamento da publicação digital “Dia da Memória”, produzida pela Secretaria de Comunicação Corporativa da Presidência.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) é o vencedor do prêmio Conciliar é Legal na categoria Tribunais Regionais Federais. O prêmio é conferido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de identificar, disseminar e estimular os métodos consensuais de resolução de conflitos. Era a quarta vez em 10 edições que o TRF4 recebia o Conciliar é Legal, tendo ganhado menções honrosas nos outros anos.
O desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no biênio 2017/2019, recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do PR durante sessão plenária, por iniciativa do deputado Ricardo Arruda.
Notícia Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do PR