TRF4 |

Inaugurado o Cejuscon de Tubarão (SC)

26/08/2014 - 14h24
Atualizada em 26/08/2014 - 14h24
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal inaugurou hoje (26/8) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Subseção Judiciária de Tubarão, criado para promover conciliação, inclusive pré-processual, e prestar orientação ao público. O ato foi coordenado pela desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e teve a presença da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Luísa Hickel Gamba, e do diretor do Foro local, juiz federal Enrique Feldens Rodrigues.

“É um largo passo no sentido da celeridade processual e da efetividade da prestação jurisdicional”, afirmou a desembargadora Vânia, que representou o presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose.

Para a diretora do Foro, o novo Cejuscon atinge uma meta institucional, mas é uma conquista da subseção de Tubarão, que se mobilizou por sua instalação. “É um espaço de cidadania, de um novo paradigma, que nas outras subseções serve à sensibilização das partes para que busquem a conciliação”, observou Luísa.

O diretor do Foro local disse que a Justiça Federal pode contar com a colaboração dos advogados públicos e privados. “O Cejuscon é acima de tudo uma ideia, que precisa florescer como forma de solução de conflitos”, lembrou Enrique.

A nova estrutura será conduzida pelo juiz federal substituto Lucas Pieczarcka Guedes Pinto, que se referiu à “participação dos jurisdicionados e à construção conjunta das soluções”.

O juiz federal Alexsander Fernandes Mendes, da 1ª Vara Federal, também compareceu ao ato, que foi acompanhado por procuradores, advogados e servidores. O Cejuscon de Tubarão é o sexto a ser inaugurado em Santa Catarina. Outras unidades funcionam em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Joinville.

Fonte: Imprensa JFSC