Inaugurado o Cejuscon de Tubarão (SC)
Atualizada em 26/08/2014 - 14h24
A Justiça Federal inaugurou hoje (26/8) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Subseção Judiciária de Tubarão, criado para promover conciliação, inclusive pré-processual, e prestar orientação ao público. O ato foi coordenado pela desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e teve a presença da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Luísa Hickel Gamba, e do diretor do Foro local, juiz federal Enrique Feldens Rodrigues.
“É um largo passo no sentido da celeridade processual e da efetividade da prestação jurisdicional”, afirmou a desembargadora Vânia, que representou o presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose.
Para a diretora do Foro, o novo Cejuscon atinge uma meta institucional, mas é uma conquista da subseção de Tubarão, que se mobilizou por sua instalação. “É um espaço de cidadania, de um novo paradigma, que nas outras subseções serve à sensibilização das partes para que busquem a conciliação”, observou Luísa.
O diretor do Foro local disse que a Justiça Federal pode contar com a colaboração dos advogados públicos e privados. “O Cejuscon é acima de tudo uma ideia, que precisa florescer como forma de solução de conflitos”, lembrou Enrique.
A nova estrutura será conduzida pelo juiz federal substituto Lucas Pieczarcka Guedes Pinto, que se referiu à “participação dos jurisdicionados e à construção conjunta das soluções”.
O juiz federal Alexsander Fernandes Mendes, da 1ª Vara Federal, também compareceu ao ato, que foi acompanhado por procuradores, advogados e servidores. O Cejuscon de Tubarão é o sexto a ser inaugurado em Santa Catarina. Outras unidades funcionam em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Joinville.
Fonte: Imprensa JFSC
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | SistconConciliação busca acordo para regularização de área ocupada do INSS no bairro Cavalhada, em Porto Alegre11/07/2025 - 18:04
-
TRF4TRF4 | MagistraturaJuíza Ana Paula De Bortoli é nomeada para o cargo de desembargadora federal do TRF411/07/2025 - 16:47
-
JFRSJFRS | Segurança do trabalhoFábrica de cosméticos terá que ressarcir INSS por despesas originadas em explosão que matou três funcionários e feriu outros11/07/2025 - 16:44