TRF4 |

TRF4 na Feira do Livro: último dia de prestação de serviço direto da Praça da Alfândega

16/11/2014 - 18h03
Atualizada em 16/11/2014 - 18h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Um domingo ensolarado (16/11), com alta circulação de público, marcou o último dia de atividades do estande do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Pelo terceiro ano consecutivo o espaço do tribunal na Praça da Alfândega, no centro da capital gaúcha, serviu como um espaço de serviço e cidadania para os cidadãos.

Em funcionamento desde o início do evento, em 31 de outubro, o estande contou com a presença de magistrados, servidores do TRF4 e da Justiça Federal de Porto Alegre, que prestaram atendimento ao público, tirando dúvidas e realizando consulta processual. Serviços especiais, como a Assistência Judiciária Voluntária (AJV) e a parceria TRF4/INSS Expresso! qualificaram o atendimento, permitindo até mesmo o ajuizamento de ações direto da Feira.

Aproveitando o último dia de evento para passear, Gilberto Martins, 51 anos, não esperava encontrar um posto da Justiça Federal. “Achei ótimo e aproveitei para me informar. Questões de Justiça são muito estressantes e sempre que podemos ter um esclarecimento, é melhor”, relatou, explicando que busca informações sobre o processo de aposentadoria especial da esposa. “Esses postos itinerantes do tribunal são uma grande iniciativa. Aproximam as pessoas da informação, nós buscamos nossos direitos de forma mais rápida”, complementou, contando que marcou uma entrevista no TRF4 já para segunda-feira (17/11), para encaminhar uma conciliação de seu caso.

Mais de R$ 200 mil conciliados direto da Feira
 
Um dos destaques do espaço foi a promoção de audiências de conciliação na Praça: em seis dias foram realizadas 56 audiências coordenadas pelo Sistema de Conciliação do TRF4 (Sistcon), Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef) e pelas 8ª e 26ª Varas Federais de Porto Alegre. Destes processos, 47 terminaram em acordos, gerando um volume de R$ 218.774,00 em indenizações e restaurações de benefícios previdenciários.

A edição deste ano também marcou o início da parceria TRF4/INSS Expresso!. O serviço permitiu a presença de servidores da Previdência Social no estande do tribunal, tirando dúvidas relativas a aposentadorias e benefícios – uma das principais demandas do público da Feira. Com mais este serviço, quem chegava no estande do TRF4 podia ter um atendimento completo da sua situação previdenciária, tanto da parte administrativa quanto da judicial, informada ao público pelos servidores da Justiça. A iniciativa funcionou durante cinco dias, realizando quase 200 consultas administrativas para segurados, direto do estande do TRF4.

O tradicional evento porto-alegrense, considerado a maior feira literária a céu aberto da América Latina, recebeu cerca de 300 mil visitantes apenas neste último final de semana, de acordo com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Em atividade por 17 dias, a Feira promoveu 700 sessões de autógrafos e 130 mesas redondas.