Justiça gaúcha conhece práticas de conciliação do TRF4

19/03/2015 - 13h40
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) esteve no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) nesta tarde (19/3), para conhecer a  Conciliação Virtual  desenvolvida pelo Sistcon – Sistema de.Conciliação do TRF4 e pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS). 

A equipe do TJRS, coordenada pelo juiz Daniel Englert Barbosa, membro do Conselho de Informática Judiciária, foi recebida pelos juízes federais Eduardo Tonetto Picarelli e Ingrid Schroder Sliwka.

O tribunal estadual cogita adotar o Fórum de Conciliação Virtual, que busca a conciliação online, evitando a realização de audiências presenciais. A parte pode solicitar no eproc- o processo eletrônico da 4ª Região - a conciliação. É possível fazer a proposta de acordo virtualmente, sem a participação direta da Justiça durante as conversações, que só faz a homologação do acordo.

Segundo Barbosa, a intenção é incorporar o Fórum de Conciliação Virtual ao sistema de processo eletrônico da Justiça gaúcha,  o Themis.  A equipe do TJRS conheceu ainda a  videoconferência do TRF4, que permite a realização de audiências e mutirões de conciliação entre diferentes unidades judiciais por vídeo. No TJ, as conciliações são realizadas apenas presencialmente.

Também participaram da reunião os servidores do TJRS Liara Lopes Krüger, Ronaldo Vieira Baratz, Luciano Zanuz e Clarice Porto.
 



Representantes do TJRS conheceram o projeto de Conciliação Virtual da 4ª Região e as novas instalações do Sistcon do TRF4
Representantes do TJRS conheceram o projeto de Conciliação Virtual da 4ª Região e as novas instalações do Sistcon do TRF4
Representantes do TJRS conheceram o projeto de Conciliação Virtual da 4ª Região e as novas instalações do Sistcon do TRF4Novo espaço do Sistcon no TRF4 conta com salas de reunião, audiência e sistema de videoconferência