TRF4 |

Equipe do TRF4 do programa Via Legal ganha prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

07/12/2015 - 14h37
Atualizada em 07/12/2015 - 14h37
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A equipe do programa de TV Via Legal, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), conquistou o 3º lugar no 32º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Televisão, com a reportagem “Navio Adamastos”.

A reportagem mostrou o drama enfrentado pelos tripulantes do navio que ficou atracado seis meses em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. De julho a dezembro de 2014, a tripulação do Adamastos ficou sem água potável, energia elétrica e com poucos alimentos.

A equipe premiada conta com reportagem do jornalista Marcelo Magalhães, imagens do repórter cinematográfico Ricardo Nunes, produção de Paula Porcello e edição de imagens e pós-produção de Daniel Bernardes, com a coordenação da Divisão de Comunicação Social do TRF4.

O Via Legal é uma produção do Conselho da Justiça Federal (CJF) em parceria com os cinco Tribunais Regionais Federais do país. Exibido pela TV Justiça e pelas TVs Educativas dos estados, o programa repercute as decisões da Justiça Federal e seus impactos na sociedade.  Com uma abordagem jornalística, o “Via” vai além dos processos, ouvindo aqueles que fazem parte das ações.

Há mais de 10 anos no ar, o Via Legal possui equipes de reportagem nas sedes dos TRFs: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife. A equipe da Justiça Federal da 4ª Região cobre as decisões do tribunal e, também, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

É a segunda vez que o Via Legal ganha o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, sendo que já foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo e Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, entre outros.

A cerimônia de premiação acontece na sede da OAB, em Porto Alegre, na próxima quinta-feira (10/12), às 20h.

Assista a reportagem.