CJF adere à campanha de comemoração aos 30 anos da Constituição Federal
Atualizada em 05/10/2018 - 12h40
Nesta semana, o Conselho da Justiça Federal (CJF) participa, com outros órgãos do Poder Judiciário, da campanha 30 anos Constituição. Com a promulgação da Carta Magna em 5 de outubro de 1988, o CJF passou a funcionar em conjunto ao recém-criado Superior Tribunal de Justiça (STJ). Instalado em agosto de 1966, o CJF funcionava no 8º andar do anexo do Tribunal Federal de Recursos, hoje o local onde se encontra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.
A Constituição Federal de 1988 expandiu e descentralizou a Justiça Federal, dividindo-a em cinco regiões jurisdicionais, com seus respectivos Tribunais Regionais Federais (TRFs), que passaram a concentrar grande parte das competências antes atribuídas ao Tribunal Federal de Recursos (TFR), extinto para dar lugar ao Superior Tribunal de Justiça, com configuração e competência novas.
A partir de 88, o controle direto das atividades administrativas da Justiça Federal foi transferido aos TRFs, e o Conselho da Justiça Federal passou a exercer a supervisão administrativa e orçamentária mediante controle indireto. As atividades administrativas da Justiça Federal passaram a ser organizadas em forma de sistema, tendo o Conselho como órgão central, os tribunais regionais como órgãos setoriais, e as seções judiciárias como órgãos seccionais.
Fonte: Imprensa/CJF
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade administrativaEx-gerente da Caixa é condenado a pagar mais de R$2 milhões em função dos prejuízos causados ao banco10/07/2025 - 17:45
-
TRF4TRF4 | JURISPRUDÊNCIAA edição nº 261 do Boletim Jurídico do TRF4 já está disponível10/07/2025 - 16:48
-
JFPRJFPR | Vínculo empregatícioJFPR garante aposentadoria a trabalhador rural após 36 anos de serviços sem registro em carteira10/07/2025 - 16:30