TRF4 | NOVO PORTAL

Com maior acessibilidade e transparência, novo site do TRF4 está disponível

07/11/2018 - 16h10
Atualizada em 07/11/2018 - 16h10
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A partir das 14 horas de hoje (7/11), entrou no ar o novo site do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desenvolvido para dar maior transparência e acessibilidade ao seu público.

O presidente do tribunal, desembargador federal Thompson Flores, foi o responsável por colocar a nova plataforma no ar. “Foi um trabalho desenvolvido pela equipe do TRF4. Com a nova proposta, esperamos garantir mais acessibilidade e serviços aos nossos usuários. O novo portal foi pensado de acordo com a Carta de Serviços da Justiça Federal e tem como uma das principais vantagens a acessibilidade e a transparência pública”, afirmou Thompson Flores.

A diretora-geral, Magda Cidade, auxiliou a equipe nas modificações do novo site. “Foram meses desenvolvendo o projeto, que teve como inspiração a experiência do Reino Unido com o site do governo, um caso de sucesso mundial em portais de serviços”, comentou a Magda.

O site do governo do Reino Unido organiza todos os serviços de seus órgãos em um só portal de forma simples e didática. Empresas e órgãos governamentais do mundo inteiro utilizam essa experiência de sucesso como inspiração para projetar seus portais de serviços.

Estavam presentes no lançamento o diretor de Tecnologia da Informação, Cristian Ramos Prange, o diretor de Sistemas Administrativos, Cássio Luís Pires, o assessor de Planejamento e Gestão, José Carlos Bonato, e o supervisor de Conteúdo Institucional, Alberto Pietro Bigatti, que gerenciam os setores responsáveis por desenvolver o site. Também participaram da cerimônia, o servidor Henry Cracco Durks e estagiária Amerian Aurich do Conteúdo Institucional .

Site

O site buscou atender à Carta de Serviços da Justiça Federal, uma lista organizada e unificada de serviços prestados às pessoas, e para isso foram criadas 12 categorias que estão em destaque, para que possa ser encontrado facilmente o conteúdo procurado.

Conheça algumas novidades do portal:

Indicadores estratégicos

A transparência é um dos valores da Justiça Federal, por isso foi criada a área de indicadores para que seja possível acompanhar em tempo real o desempenho do TRF4. As estatísticas do tribunal e o número total de processos eletrônicos já abertos no eproc serão publicados de modo mais discriminado.

Busca

A partir de agora, a busca do portal vai ajudar a encontrar mais rapidamente o conteúdo. Ao digitar, o usuário verá sugestões de temas.

Acesso rápido

Os serviços mais acessados foram selecionados e foi criada uma área para acesso direto ao sistema ou conteúdo procurado.

Versão para telefones celulares

Pela primeira vez, o portal do TRF4 terá uma versão exclusiva para navegação em “smartphones”, os celulares com acesso à internet. Será muito simples de navegar pelo telefone. Em breve, um menu específico para a versão móbile estará funcionando para garantir uma experiência agradável em todos os dispositivos.

Acessibilidade

Algumas opções do que foi desenvolvido para garantir a acessibilidade estão na página inicial. Utilizando atalhos do teclado, qualquer pessoa poderá navegar entre os menus e conteúdos, além de aumentar o contraste e ajustar o tamanho do texto.

Agenda

Um espaço reservado para divulgar o calendário de todas as sessões de julgamento e eventos promovidos pelo TRF4. No mesmo local, estão os links para as pautas de julgamento e para a transmissão ao vivo das sessões.

Julgamentos e Eventos

O Tela TRF4 é um serviço pioneiro que o tribunal disponibiliza desde 2015 e transmite ao vivo todas as sessões de julgamento do TRF4 (apenas os julgamentos criminais não têm autorização para serem exibidos), além de inserir o trecho de vídeo do julgamento em cada processo judicial eletrônico. Agora, no novo portal, o acesso às transmissões está mais simples e intuitivo.

Em breve

A atualização do portal está começando pelo tribunal. Em breve, as Seções Judiciárias vão adotar o novo padrão em seus sites também, unificando a carta de serviços dos órgãos da 4ª Região.

Atendimento

É difícil se adaptar ao novo, podem surgir muitas dúvidas ou até sugestões, que podem ser enviadas para o email: novoportal@trf4.jus.br.

 

 


O novo portal entrou no ar ás 14 horas de hoje