TRF4 | Institucional

Desembargador Leandro Paulsen palestra sobre efetividade do Direito Penal no 4º Fórum Mais Segurança

05/08/2019 - 18h52
Atualizada em 05/08/2019 - 18h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O desembargador federal Leandro Paulsen, integrante da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), participou hoje (5/8) pela manhã do 4º Fórum Mais Segurança: Impunidade gera Criminalidade. O evento foi promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e pela ONG Brasil Sem Grades, além de contar com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). As atividades aconteceram no Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre (RS).

Esta edição do Fórum teve como foco o conjunto de projetos apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em fevereiro, com o objetivo de combater a corrupção, o crime organizado e crimes violentos.

O desembargador Paulsen e o promotor de Justiça do Rio Grande do Sul Rodrigo Brandalise conduziram uns dos painéis do seminário, abordando o tema “A efetividade do direito penal na atualidade”. O magistrado do TRF4 contribuiu ao debate com bagagem teórica e prática, somada à experiência por atuar a vários anos em julgamentos penais. O acordo penal como forma de agilizar o processo foi debatido na palestra.

Abertura do Fórum

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, na fala de abertura do evento, ressaltou a importância da articulação entre instituições públicas para o enfrentamento efetivo dos problemas da segurança. De acordo com ele, eventos como o que ocorreu hoje, onde estiveram presentes representantes de diversos setores, todos os poderes e instituições de Estado, são de grande valor nessa união de agentes públicos.

Sobre o conjunto de projetos apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, o procurador-geral ressaltou sua convicção de que o pacote ajudará a fortalecer essa cooperação entre todos os órgãos de combate à corrupção no país.

Também se manifestaram no início das atividades, a presidente da AMP, Martha Beltrame, o secretário de Estado de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Conamp, Victor Hugo Azevedo, e o presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich. 
A palestra de abertura foi proferida pela secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto, que detalhou o Pacote Anticrime do Ministério da Justiça.

Com informações da Assessoria de Imprensa do MPRS


Desembargador federal Leandro Paulsen (direita) e o promotor de justiça Rodrigo Brandalise foram os palestrantes do painel “A efetividade do direito penal na atualidade”