TRF4 | Mérito Farroupilha

Presidente do TRF4 participa de homenagem ao vice-presidente da República Hamilton Mourão

18/10/2019 - 15h56
Atualizada em 18/10/2019 - 15h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, participou nesta manhã (18/10), na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, da solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. O desembargador federal Thompson Flores também prestigiou a cerimônia, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Essa é a honraria máxima concedida pelo poder legislativo estadual a uma personalidade. A homenagem foi uma iniciativa do deputado tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), e reuniu autoridades, amigos, familiares e colegas de farda do homenageado. Conforme Zucco, além da amizade, Mourão representa o ressurgimento de um novo Brasil. “Um Brasil que todas as pessoas de bem aspiram, um país onde o trabalho, a meritocracia, a transparência, a ética e os valores da pátria e da família são pilares”, disse.

Em seguida, foi exibido um vídeo em homenagem a Mourão, no qual amigos, entre eles o desembargador Thompson Flores, deram depoimentos a respeito do vice-presidente.

Emocionado, Mourão observou que ao longo da sua vida militar recebeu muitas medalhas e condecorações, mas assegurou que a do Mérito Farroupilha tinha para ele um significado e um sabor muito especial, por ser concedida por representantes do povo gaúcho, “aqueles que foram eleitos pelo povo para trabalharem dentro desta Casa buscando a convergência, as melhores soluções, independentemente das orientações políticas de cada um”.  

Concluiu seu discurso dizendo que sua expectativa era que as pessoas pudessem visualizar sua vida dentro daquilo que o presidente americano Franklin Roosevelt chamou de “as quatro liberdades”: "a liberdade de expressão, a liberdade de religião, a liberdade de não sermos demandados, pressionados por ninguém, e a liberdade de sair às ruas em paz, em tranquilidade, e conviver pacificamente uns com os outros".

O presidente do TRF4 fez parte da mesa de autoridades juntamente com o senador Lasier Martins, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara, o deputado Luciano Zucco, o comandante militar do Sul, General Antônio Miotto, e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, além do próprio homenageado.

Com informações da Assembleia Legislativa do RS


Desembargador Victor Laus e o vice-presidente Hamilton Mourão