TRF4 | SEMANA DA CONCILIAÇÃO

Caixa e clientes negociam dívidas de financiamentos habitacionais

05/11/2019 - 18h54
Atualizada em 05/11/2019 - 18h54
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Sistema de Conciliação (Sistcon) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou hoje (5/11) uma série de reuniões entre a Caixa Econômica Federal e clientes que financiaram imóveis junto ao banco e estão com parcelas inadimplentes. O objetivo dos encontros é fazer com que ambas as partes cheguem a um consenso de qual a melhor forma para quitar os valores atrasados e encerrar as dívidas. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Conciliação, que começou ontem e vai até o dia 8 de novembro.

Durante as reuniões, a Caixa e os consumidores tratam de questões como a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o saldo devedor e a possibilidade de pagar parcelas atrasadas sem a incidência de juros moratórios. O banco também apresenta opções de simulação da amortização através da diminuição do prazo ou das parcelas. Os devedores escolhem a opção mais vantajosa conforme a taxa de juros de cada contrato.

Os encontros foram intermediados pelo servidor do tribunal Mauricio Noschang, que atuou como conciliador. O advogado Evandro Garczynski representou a Caixa Econômica Federal. Também estiveram presentes representantes de agências da Caixa de diversas cidades gaúchas.

Semana Nacional da Conciliação

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional de Conciliação de 2019 ocorre até o dia 8 de novembro.

Em Porto Alegre, 250 processos envolvendo indenizações, créditos comerciais e financiamentos habitacionais foram selecionados para tentativa de acordo.

As audiências de conciliação também estão ocorrendo nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons) da 4ª Região.


Nas reuniões, foram abordadas formas de encerrar dívidas provenientes de financiamentos habitacionais