Homenagem

Thompson Flores recebe título de Cidadão Honorário paranaense

10/02/2020
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no biênio 2017/2019, recebeu hoje (10/2) o título de Cidadão Honorário do Paraná, concedido pela Assembleia Legislativa do PR durante sessão plenária, por iniciativa do deputado Ricardo Arruda.

“Sinto-me muito tocado e orgulhoso. Um tio avô meu, falecido há anos, Fernando Thompson Flores, foi deputado federal pelo Paraná, inclusive constituinte em 1946. Então os vínculos familiares já estão presentes”, afirmou o desembargador, que é gaúcho, natural de Porto Alegre (RS).

“Nosso tribunal, durante minha presidência, teve uma parceria forte com o Poder Legislativo. Em uma convivência muito boa, cedemos uma ferramenta, o SEI, Sistema Eletrônico de Informações, de forma gratuita, que é utilizada em toda administração pública da União”, explicou Thompson Flores sobre a parceria assinada com a Mesa Executiva da Assembléia. O convênio possibilitou a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas sem uso de papel, e promoveu transparência, agilidade, sustentabilidade e economia de recursos.

“Meu biênio foi muito produtivo, com convivência harmoniosa e frutífera do ponto de vista institucional. Sinto-me muito honrado por esta distinção do Legislativo. Compreendo-a como uma homenagem a todos os juízes e servidores do TRF4, cuja jurisdição se estende aos três estados”, declarou o magistrado, que atualmente preside a 8ª Turma da corte.

Para o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia, a contribuição do desembargador para a transparência dos atos do Poder Legislativo justifica a honraria a ele concedida. “O Sistema Eletrônico de Informações hoje evita o trâmite em papel, é gratuito, e o implantaremos na sequência no processo legislativo, o que dará celeridade às atividades da Casa. Nada mais justo do que a homenagem a este cidadão que contribui muito ao estado do Paraná. É um momento histórico para a Assembleia Legislativa”, afirmou Traiano.

Ricardo Arruda destacou a ação do desembargador Thompson Flores à frente do TRF4. "O desembargador federal Thompson Flores é um exemplo de magistrado em nosso país, cumpre a lei com rigor, imparcialidade e lisura. Um fato que tomou repercussão nacional, foi quando em uma manobra suspeita, tentaram tirar o ex-presidente Lula da cadeia. O desembargador Thompson Flores, superou todas as pressões políticas e foi firme em sua decisão, mantendo o ex-presidente preso, cumprindo a Lei como se deve ser”, disse.

Thompson Flores foi nomeado desembargador federal em 2001 e assumiu a presidência do TRF4 em 2017. Nascido em Porto Alegre, foi graduado em Direito em 1985, empossado procurador da República em 1989 e promovido a procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região em 1996.

Participaram da solenidade: o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; o ministro Péricles Aurélio Lima Queiroz, representando o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; o general de Divisão, Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército; o desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado; o desembargador federal João Pedro Gebran Neto; o juiz federal Nivaldo Brunoni; o juiz federal Marcelo Malucelli; o juiz federal Danilo Pereira Júnior; o juiz federal Rodrigo Kravetz, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná; o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli; e o 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Gilson de Souza, além dos demais deputados estaduais e autoridades.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do PR