EMAGIS

Curso sobre audiências telepresenciais na pandemia começa com palestra de saúde mental e produtividade

26/10/2020
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

A neurocientista Thaís Gameiro foi a palestrante de abertura do curso Audiências Telepresenciais no novo contexto da Justiça Federal, promovido pela Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e destinado a magistrados da Justiça Federal do RS, de SC e do PR. A palestra foi realizada na tarde de hoje (26/10) de forma virtual pela plataforma Zoom.

Com coordenação científica da desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, o módulo de abertura do evento foi sobre como os últimos meses de teletrabalho no contexto da pandemia do novo coronavírus impactaram o comportamento humano, a produtividade e a saúde mental no ambiente de trabalho.

Thaís Gameiro, que é sócia-fundadora da Nêmesis, consultoria corporativa em neurociência organizacional, e possui mestrado e doutorado na área da neurociência comportamental, explicou que as emoções negativas como o estresse foram acentuadas durante esse período. Conforme a especialista, um dos pontos mais levantados por quem está trabalhando em casa é a sensação da queda de produtividade.

“2020 foi um ano em que a nossa rotina mudou rapidamente e demandou um custo de adaptação. As pessoas se sentem cansadas e esgotadas, pois o nosso cérebro não estava preparado para isso. Nosso papel é ajudar nessa adaptação, para mudar comportamentos e melhorar o rendimento no trabalho”, explicou Gameiro.

Para a neurocientista, a mudança repentina que ocorreu na rotina das empresas e organizações que adotaram o teletrabalho forçou as pessoas a lidarem com relações sociais que deixaram de ser presenciais para se tornar virtuais, o que, segundo ela, pode afetar a capacidade de se fazer entender e de compreender o que os colegas querem dizer.

Outro obstáculo citado pela especialista foi o fim da divisão que existia entre o ambiente de trabalho e o ambiente familiar e pessoal causado pelo home office.

“O desafio é mostrar para as pessoas como essa onda que atingiu o mundo nos forçou a ter que lidar com a tecnologia e com a barreira entre casa e trabalho”, pontuou.

Após a fala da palestrante, foi aberto um espaço para perguntas, dicas e debate entre a neurocientista e os participantes da conferência.

Programação

O curso ainda terá mais três dias de atividades:

  • Dias 27/10 e 5/11 – Oficina de Direito Criminal com os juízes federais Cristina de Albuquerque Vieira e Marcos Josegrei da Silva, oficina de Direito Cível com o juiz federal Tiago do Carmo Martins e oficina de Direito Previdenciário com a juíza federal Gabriela Pietsch Serafin;
  • Dia 6/11 – Módulo de encerramento.

Todas as atividades ocorrerão entre 14h e 18h30min.