TRF4 | Tribunal Digital

Novo juiz titular da Justiça Federal da 4ª Região é empossado em cerimônia virtual

14/01/2021 - 15h45
Atualizada em 27/09/2022 - 14h16
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Ocorreu na tarde de hoje (14/1) a promoção do juiz federal substituto Fernando Ribeiro Pacheco para o cargo de juiz federal titular da 1ª Vara Federal de Pitanga (PR). A cerimônia aconteceu de forma totalmente virtual, sendo realizada por meio de videoconferência online, e foi comandada pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, no exercício da Presidência da Corte.

A subseção judiciária com sede na cidade de Pitanga, localizada no centro geográfico do Paraná, tem 16 municípios sob sua jurisdição. A vaga na carreira de juiz titular foi aberta em decorrência da posse da juíza federal Taís Schilling Ferraz no cargo de desembargadora federal do TRF4. A promoção de Pacheco se deu pelo critério de antiguidade.

Papel do magistrado

Após ser declarado como novo juiz federal titular, o empossado destacou que a Justiça Federal da 4ª Região é reconhecida pela sua prestação jurisdicional eficiente e célere. “Cabe a mim, portanto, como juiz da 4ª Região, o papel de dar seguimento ao trabalho de excelência que vem sendo realizado pelo TRF4”, ele ressaltou.

Pacheco ainda apontou que inicia o novo ciclo na carreira em meio ao cenário de incertezas que a pandemia do Coronavírus trouxe para todos e que, dessa forma, atuar no Poder Judiciário para garantir os direitos dos cidadãos é muito necessário neste momento.

Ele encerrou sua fala agradecendo o apoio de familiares, amigos e colegas da Justiça que o auxiliaram a trilhar o caminho da carreira da magistratura. Antes de ser promovido a titular, Pacheco desempenhou as funções de juiz substituto na 6ª Vara Federal de Joinville (SC), onde também coordenou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) local.

Em sua manifestação, o desembargador Aurvalle elogiou o empossado: “é uma honra e um orgulho receber o mais novo membro da família de magistrados da 4ª Região da Justiça Federal, tenho certeza de que ele trará grandes benefícios para a sociedade com a sua atuação profissional, pois possui os requisitos e qualidades que fazem um excelente juiz”.

Presenças

Além de Aurvalle e Pacheco, a solenidade contou com as presenças dos seguintes desembargadores do TRF4: Luciane Amaral Corrêa Münch (corregedora regional), Marga Inge Barth Tessler, João Batista Pinto Silveira, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, Vivian Josete Pantaleão Caminha, Leandro Paulsen e Sebastião Ogê Muniz. O evento ainda teve a participação do diretor-geral do Tribunal, Gaspar Paines Filho.

Também prestaram cumprimentos ao novo titular os seguintes juízes federais: Rodrigo Kravetz (diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná – SJPR), Marcelo Roberto de Oliveira (vice-presidente da Associação dos Juízes Federais – Ajufe), Rafael Martins Costa Moreira (presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul – Ajufergs), Rafael Selau Carmona (presidente da Associação dos Juízes Federais de Santa Catarina – Ajufesc), Gustavo Chies Cignachi e Maria Lucia Germano Titton (auxiliares da Corregedoria Regional), além de Marta Ribeiro Pacheco (irmã do empossado).

 

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


Cerimônia virtual foi realizada por videoconferência