Acesso à Justiça

Inaugurada a nova sede da UAA de São Francisco do Sul

19/11/2021 - 16h01
Atualizada em 19/11/2021 - 16h33
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

Com a coordenação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, por videoconferência transmitida de Porto Alegre, a Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) inaugurou, hoje (19/11), as novas instalações da Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de São Francisco do Sul (SC), vinculada à Subseção Judiciária de Joinville (SC). O ato teve a presença, no local, da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Erika Giovanini Reupke, que conduziu a videoconferência, e do diretor do Foro de Joinville, juiz federal Claudio Marcelo Schiessl. Cerca de 20 pessoas participaram de forma remota, entre autoridades, advogados, procuradores e servidores.

Em sua manifestação, o diretor do Foro de Joinville disse que a nova sede tem “instalações mais adequadas à prestação do serviço público”. Schiessl lembrou ainda que a grande maioria dos processos em curso na UAA são sobre matéria previdenciária e “afetam a população que mais precisa”.

A diretora do Foro da JFSC afirmou que “a experiência com as unidades avançadas revelou-se exitosa, como demonstram os números do período de oito anos de funcionamento em São Francisco do Sul [a UAA começou a funcionar em abril de 2013]”. Erika citou que “apenas em benefícios previdenciários foram pagos mais de R$ 64 milhões, para quase 10 mil segurados”. A juíza concluiu ressaltando que “este ato singelo se reveste de um importante significado: depois de um ano e oito meses de pandemia, em que sacrificantes medidas de distanciamento foram necessárias, entregar à sociedade o investimento em instalações físicas denota que, em breve, poderemos retornar à normalidade do convívio”.

O presidente do TRF4 encerrou o ato salientando que as UAAs aproximam o Judiciário do cidadão. Segundo Valle Pereira, mesmo com a evolução das comunicações, “o cidadão precisa saber que existe um local em que pode comparecer e ser atendido”.

A nova sede fica na rua Barão do Rio Branco, n° 377, 2º andar, junto ao Shopping São Francisco.

 

Com informações da Imprensa/SJSC



Juiz federal Claudio Marcelo Schiessl e juíza federal Erika Giovanini Reupke, diretora do Foro da SJSC
Juiz federal Claudio Marcelo Schiessl e juíza federal Erika Giovanini Reupke, diretora do Foro da SJSC
Juiz federal Claudio Marcelo Schiessl e juíza federal Erika Giovanini Reupke, diretora do Foro da SJSC