JFPR |

JF de Foz do Iguaçu realiza audiências virtuais para ouvir réus presos

22/04/2020 - 17h59
Atualizada em 22/04/2020 - 17h59
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Durante a pandemia da Covid-19, a Justiça Federal de Foz do Iguaçu vem realizando audiências virtuais em processos criminais que envolvem réus presos. As audiências foram realizadas por meio de um sistema que permite a conexão entre vários participantes, em diferentes locais. 

Em ação penal relacionada a Operação Andorinhas, deflagrada para desmantelar um grupo especializado no tráfico de drogas, com internalização das drogas em território nacional por meio do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, foram ouvidas 4 (quatro) testemunhas e realizado o interrogatório de 4 (quatro) réus, totalizando quatro horas de trabalho utilizando a ferramenta. Além desse exemplo realizado pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, duas audiências, ambas com a oitiva de duas testemunhas cada, bem como interrogatório de réus presos também já foram realizadas com o sistema de videoaudiência pela 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

"Em razão das exitosas experiências, aliada à excelente receptividade dos profissionais envolvidos - inclusive, do gestor da instituição prisional - novas videoaudiências serão realizadas, a fim que a prestação jurisdicional seja efetiva e célere", explica o juiz federal Edilberto Barbosa Clementino, da 5ª Vara Federal.