Mutirão de Desapropriação para construção da Perimetral Leste, em Foz, resultou em mais de 74 milhões de reais em acordos
Atualizada em 01/07/2022 - 18h08
Terminou nesta sexta-feira (01), em Foz do Iguaçu, o Mutirão de Desapropriações das áreas onde está sendo construída a Perimetral Leste, novo acesso rodoviário a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, chamada de Ponte da Integração.
Para a realização da obra, 178 ações de desapropriação foram ajuizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Dividido em duas etapas, participaram neste último mutirão 117 proprietários de imóveis. O valor fechado chegou a mais de 74 milhões de reais.
Na primeira etapa, realizada em novembro de 2021, 93,1% dos processos resultaram em acordo. O valor total das indenizações a serem pagas aos moradores que tiveram imóveis desapropriados em decorrência das obras da Perimetral Leste superou os R$ 111 milhões.
As audiências foram coordenadas pela Central de Conciliações da JFPR. A iniciativa do Mutirão de Desapropriação foi uma realização integrada entre Seção Judiciária do Paraná e o DNIT visando agilizar a solução dos processos de desapropriação ajuizados.
O objetivo da construção da Avenida Perimetral Leste em Foz é melhorar a mobilidade na região, especialmente para desviar o tráfego pesado de caminhões das vias centrais da cidade. A obra terá cerca de 15 quilômetros de extensão, permitindo que veículos pesados vindos da Argentina e do Paraguai possam acessar diretamente a BR-277.



