JFPR |

Curitiba sedia primeira fase de concurso para juíza e juiz federal substituto do TRF4

08/08/2022 - 17h52
Atualizada em 08/08/2022 - 17h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Os candidatos para o XVIII Concurso Público para Provimento do Cargo de Juíza Federal Substituta e de Juiz Federal Substituto da 4ª Região no Paraná, compareceram para realizar a prova objetiva seletiva neste domingo (07). Nos mesmos moldes de anos anteriores, as provas foram aplicadas nas capitais das três Seções Judiciárias que compõem o TRF4. Em Curitiba, o certame aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O concurso teve início às 8 horas. 

O TRF4 informou que foram realizadas 5.707 inscrições para concorrer a 20 (vinte) vagas -  sendo 1 (uma) destas para candidatas e candidatos com deficiência e 4 (quatro) para candidatas e candidatos negras(os) ou pardas(os).

No Paraná, foram 3.198 inscritos. No Rio Grande do Sul, foram 1.488, e em Santa Catarina, 1.021. O Paraná obteve o maior número de abstenções, 853 candidatos deixaram de comparecer nesta primeira fase. As abstenções chegaram a quase 26% em toda a 4ª Região.

O gabarito e o caderno de questões da prova objetiva seletiva serão divulgados nesta quarta-feira (10/8), a partir das 13h. 

As provas tiveram questões sobre Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Financeiro e Tributário. Também foi exigido conhecimento sobre Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Internacional Público e Privado, Noções gerais de Direito e formação humanística e Proteção Jurídica Internacional dos Direitos Humanos.

Os aprovados nesta primeira fase realizarão as provas escritas (discursiva, de prática de sentença civil e de sentença penal) nos dias 7, 8 e 9 de outubro. As datas das demais etapas do concurso serão divulgadas posteriormente.

Acompanhamento
O desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente da Comissão Organizadora do concurso, a procuradora do Ministério Público Federal, Yara Queiroz Ribeiro da Silva Sprada e o representante da OAB/PR, o advogado Giovani Piovezan, acompanhados do diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, supervisionaram o processo seletivo durante todo o dia. Ao todo, 267 juízas(es), servidoras(es) trabalharam para a realização da prova.