JFPR |

Mensagem da Direção do Foro pelo Dia do Advogado

10/08/2022 - 16h55
Atualizada em 10/08/2022 - 16h55
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia do Advogado e dos demais profissionais do Direito, data na qual, em 1827, foram criados, pelo imperador Dom Pedro I, os dois primeiros cursos jurídicos no Brasil - em São Paulo e em Olinda/PE.

Mas hoje quero dirigir-me em especial à classe das advogadas e advogados que atuam na Justiça Federal do Paraná!

Quero agradecer-lhes a sempre laboriosa, respeitosa e fecunda sinergia estabelecida, seja no âmbito processual, cuja presença profissional é "indispensável à administração da Justiça", como determina nossa Constituição Federal em seu artigo 133, mas também pela contínua busca e parceria na melhoria dos serviços prestados pela nossa Justiça Federal!

Parabéns às advogadas e aos advogados neste dia especial! Que continuem sendo alicerces da Justiça e da Democracia, valores tão caros e inegociáveis à cidadania e à liberdade!

Termino relembrando uma frase de nosso primeiro magistrado, à época da reinstalação da Justiça Federal em 1967, Juiz Manoel de Oliveira Franco Sobrinho:

"Justiça e liberdade, - eis as tábuas da lei do ideal jurídico. Aqui se encontram os motivos da nossa luta e aqui se resume a vocação do advogado. Fazer justiça sem cortejar os fortes e defender a liberdade contra a iniquidade dos poderosos.

Professar o Direito é, portanto, servir à justiça e à liberdade!"