JFRS |

Cejuscon de Novo Hamburgo realiza diversas audiências e acordos mesmo em trabalho remoto

22/10/2020 - 15h16
Atualizada em 22/10/2020 - 15h16
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal de Novo Hamburgo realizou mais de 200 sessões de conciliação e mediação em diversas matérias durante o período de trabalho remoto em função da pandemia da convid-19. Merece destaque as tratativas envolvendo as desapropriações para construção das novas passarelas sobre a rodovia BR-116 e uma ação envolvendo a prestação de alimentos para um jovem que reside na Europa e o pai, no Brasil.

Desde de março, mais de 200 audiências foram realizadas utilizando plataformas de videoconferência, como Webex e Zoom, bem como chamadas de vídeo pelo aplicativo Whatsapp. Alguns temas foram atendidos de maneira telepresencial, como ações indenizatórias contra a Caixa Econômica Federal, habitacionais envolvendo PAR e FAR, bem como ações cíveis envolvendo Correios, Trensurb e Instituto Nacional do Seguro Social.

O êxito nas mediações que trataram das desapropriações demandadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para construir novas passarelas sobre a rodovia BR-116, na região metropolitana de Porto Alegre, também merecem ser ressaltadas. Elas foram realizadas por videoconferência.

Os mediadores do Cejuscon atuaram ainda em ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), amparado pela Convenção de Nova Iorque, que visava estabelecer prestação de alimentos em relação a uma família em que o jovem reside na Europa e o pai vive em Novo Hamburgo. As negociações iniciaram em 13/08 e, após cinco encontros, o procedimento foi concluído com entendimento entre as partes no dia 16/10. O processo de mediação, neste caso, permitiu não apenas alcançar o objetivo processual, mas também estreitar laços familiares e esclarecer questões pendentes por ruídos na comunicação.