Palestra aborda possibilidade de abatimento da pena pela leitura
Atualizada em 22/11/2021 - 15h07
A 7ª Vara Federal de Florianópolis, que tem competência de execução penal, participou na última quarta-feira (17/11/2021) de uma palestra com a professora doutora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que teve como tema “Leitura e cárcere: (entre)linhas e grades, a constituição do sujeito-leitor pelo dispositivo da remição de pena”.
A palestra, que integrou o programa de práticas de Justiça Restaurativa da 7ª Vara, teve como base a tese de doutorado de Lorenset, apresentada perante a Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa tratou da experiência de apenados do Presídio Regional de Xanxerê, que obtiveram o direito ao abatimento do tempo de pena mediante a leitura de livros, com aplicação do instituto da remição.
O encontro, realizado por videoconferência, reuniu 14 participantes, entre servidores, estagiários e a juíza substituta da unidade, Micheli Polippo. Para a professora, “poder partilhar minha tese com a 7ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis foi uma honra, [...], foi muito especial poder dialogar sobre meu trabalho; agradeço a oportunidade com que fui recebida e a interlocução, tanto da juíza Micheli Polippo, quanto dos servidores”.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Inteligência ArtificialComeça formação em IA na Justiça Federal da 4ª Região06/04/2026 - 16:45 -
JFSCJFSC | CooperaçãoJustiça Federal e TJSC assinam convênio para uso da sala especial de escuta de crianças e adolescentes06/04/2026 - 16:11 -
TRF4TRF4 | CJFPesquisa de satisfação dos usuários externos com os serviços de TI da Justiça Federal inicia amanhã (1º/4)31/03/2026 - 19:05





